Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 1: MELHORAR A HORTA


A maior parte das hortas podem ser melhoradas, a fim de responderem melhor às necessidades alimentares da família. Melhorar uma horta significa muitas vezes alterar a sua estrutura e a sua função. Contudo, antes de encetar qualquer mudança, os membros da família deverão responder às seguintes questões:

A decisão mais importante é a escolha das culturas, pois há muitos factores que devem ser tidos em conta. Para responder às perguntas acima, o horticultor, juntamente com os outros membros da família, deve começar por avaliar a horta. As etapas 1 a 3 dão conselhos práticos sobre a avaliação de uma horta. Depois da avaliação, o horticultor deve identificar as mudanças a fazer, estudar o modo de as fazer e quais os recursos necessários para as concretizar. As etapas 4 a 6 ajudam os horticultores a reflectir sobre estas mudanças e a planificá-las. A etapa 7 ajuda a realizar as mudanças.

AVALIAÇÃO DA HORTA

Etapa 1: Arranjar as pessoas necessárias para participar

Os membros da comunidade ou o pessoal de apoio, com diferentes formações, têm conhecimentos sobre horticultura e podem ser prestáveis numa avaliação. Os horticultores e os membros da família que participam nas actividades hortícolas conhecem bem a sua horta, incluindo a sua história e o que produz. O agente de divulgação agrícola da região pode ajudar a família a identificar projectos, a avaliar o solo e a efectuar outros exercícios de ordem técnica, mas os membros da família podem ainda desejar que outras pessoas participem nestas actividades, por exemplo vizinhos, parentes, membros do agrupamento local de agricultores ou ainda outros agentes de campo.

Etapa 2: Elaborar um plano da horta

Com a ajuda das pessoas convidadas para participar na avaliação, desenhe um plano da horta (ver a Figura 1). Pode ser um plano desenhado no chão com um pau e usando pedras, folhas ou outros materiais para representar a localização dos principais elementos da horta, tais como árvores de sombra e de fruto; o espaço destinado à lenha e ao desenvolvimento da horta (por exemplo, os viveiros de plantas); as zonas de lazer; o espaço destinado às culturas de base, aos legumes e às ervas aromáticas. Indique os terrenos em encosta ou alagados.

FIGURA 1
Discussão sobre o estabelecimento do plano da horta

FIGURA 2
Plano de base de uma horta

Etapa 3: Fazer uma cópia e guardá-la

Copie o plano para uma folha de papel da forma mais precisa possível, e conserve-o. Anote toda a informação útil de que não se pode esquecer. Quando quiser modificar ou melhorar a horta consulte o plano. A implementação e o melhoramento de uma horta não se faz de um só passo, mas é um processo. Consulte o plano todas as vezes que precisar de fazer mudanças e melhoramentos e modifique-o de cada vez que forem executadas grandes mudanças (utilize como guia a Figura 2 "Plano de base de uma horta).

MODIFICAR A HORTA

Etapa 4: Planear melhoramentos na horta

Quando se planificam melhoramentos na horta, é necessário reflectir bem, consultar outras pessoas, e só depois tomar decisões. Uma horta bem planeada pode fornecer alimentos muito variados em diferentes épocas do ano, rendimentos, ervas aromáticas e especiarias, e também sementes e plântulas para abastecer as outras terras cultivadas pela família. Ao mesmo tempo, embelezará a quinta.

Para decidir o que fazer para melhorar uma horta, é preciso considerar vários factores, por exemplo, os tipos de alimentos necessários a uma boa alimentação da família, as preferências alimentares dos membros da família e o número de pessoas da família. Também devem ser considerados os factores físicos, nomeadamente o clima e a pluviosidade, a terra e a água disponíveis, o tipo de solo, a inclinação do terreno, os tempos de trabalho, a disponibilidade de dinheiro para a compra de sementes e outros factores de produção, os conhecimentos sobre o cultivo das plantas alimentares, no seio da família, o acesso a apoio técnico dos agentes de campo, o risco de pragas, as doenças e a seca. Os membros da família e os amigos podem participar no processo de planeamento. Os agentes de divulgação agrícola da região e outros agentes de campo podem dar conselhos para a tomada de decisões.

Etapa 5: Fixar os objectivos

Faça uma lista das principais tarefas a efectuar na horta, por ordem de prioridade. Identifique as limitações importantes que irá provavelmente encontrar (por exemplo, galinhas à solta, aprovisionamento limitado de água), assim como os aspectos positivos que podem facilitar as mudanças desejadas (por exemplo, terra boa em abundância, acesso a um ponto de água permanente, presença de filhos em idade escolar que possam ajudar). Faça, antes de mais, uma simples lista e depois concentre-se nas questões prioritárias. Os objectivos do melhoramento de uma horta podem ser, por exemplo:

Depois de seleccionar os objectivos e as acções a realizar, indique em que época do ano devem ser realizadas. Tome igualmente nota da forma como determinadas limitações podem ser ultrapassadas (por exemplo, baixa fertilidade do solo, pouco tempo disponível para a horta). Este processo de reflexão e de planificação ajudará a escolher acções práticas e realizáveis. Também permitirá determinar as mudanças a fazer imediatamente e as que podem esperar.

Por exemplo, para diversificar as culturas praticadas, seleccione as culturas adequadas às condições climatéricas e topográficas da zona, assim como da estação do ano. A escolha de culturas destinadas à utilização doméstica ou à venda dependerá largamente do consumo familiar, das necessidades nutricionais dos membros da família, do tamanho da horta e da presença de um ponto de água fiável. A disponibilidade de material de plantação, assim como o tempo de que dispõem os membros da família e a sua aptidão para trabalharem, são também factores importantes a considerar na selecção das culturas. O agente de campo local pode dar conselhos para que sejam tomadas as decisões mais acertadas.

Etapa 6: Seleccionar as opções tecnológicas

Escolha as opções tecnológicas (a partir do Quadro 1) que respondem às necessidades da situação. Em função do tipo de terra e dos recursos, pode ser seleccionada uma única opção ou uma combinação de várias.

Usando o plano da horta, identifique o local onde deve ser implementada uma dada opção tecnológica. Certas opções podem sobrepor-se. Por exemplo, as sebes (Rubrica Tecnológica de Horticultura 11) são úteis à volta dos terrenos de cultura intensiva de legu--mes (Rubrica Tecnológica de Horticultura 15). Consultando o plano, caminhe pela horta e tente perceber como as opções tecnológicas seleccionadas se irão adaptar ao sistema existente.

QUADRO 1
Rubricas tecnológicas de horticultura

No

Opção tecnológica

No

Opção tecnológica

2

Cultivar para a alimentação diária

9

Plantas de cobertura

3

Garantir diariamente uma boa alimentação à família

10

Protecção segura e eficaz das culturas

4

Praticar culturas para um abastecimento alimentar em continuidade

11

Sebes vivas

5

Melhoramento do solo

12

Cultura múltipla

6

Técnicas especiais para melhorar a gestão do solo e da água

13

Cultura em diferentes níveis

7

Luta contra a erosão, e conservação dos solos

14

Cultura de árvores de fruto e de frutos secos

8

Utilização de terras em declive

15

Parcelas de cultura intensiva de legumes



16

Técnicas de multiplicação das plantas



17

Produção de sementes



18

Transformação, conservação e armazenagem

Cada uma das opções tecnológicas brevemente descritas nas rubricas pode provavelmente ser aplicada às hortas ou aos campos de qualquer aldeia. O agente local de divulgação agrícola, ou um vizinho com uma horta bem tratada, pode dar conselhos e informações mais detalhados sobre a utilização destas opções tecnológicas.

O horticultor deve usar o plano para ter uma visão de conjunto da horta que deseja criar. Qualquer pessoa que trabalhe na horta, incluindo os conselheiros, deve recorrer ao plano para se assegurar que em cada etapa da organização da horta todas as pessoas envolvidas reflectiram, discutiram e compreenderam tudo bem. O plano pode igualmente servir para verificar as modificações executadas e seguir o progresso atingido na realização dos objectivos.

Etapa 7: Executar modificações

Depois de seleccionar os tipos de modificações a fazer na horta, devem seguir-se as instruções ou as sugestões dadas nas rubricas tecnológicas de horticultura apropriadas, a fim de concretizar essas mudanças. Uma visita a uma horta bem planeada da aldeia, ajudará a ter uma ideia clara do que se deve fazer. Observando horticultores mais experientes a efectuar certas tarefas e ajudando-os, os agricultores têm a oportunidade de adquirir novas competências. O agente local de divulgação agrícola pode também dar a sua ajuda. Em geral, quando um horticultor não se sente seguro ou está indeciso quanto ao desenvolvimento da sua horta, deve pedir conselho a um agente de divulgação agrícola ou a um vizinho que tenha uma horta bem tratada.

FIGURA 3
Plano de uma horta com diferentes opções tecnológicas


Página Precedente Alto da página Página Seguinte