Previous Page Table of Contents Next Page


Capítulo 10 Capacitação dos agentes de desenvolvimento

10.1. Quais são as necessidades?

Em qualquer organização, quando se deseja introduzir aspectos novos, a capacitação surge como uma necessidade importante. O dilema que se coloca é: como agregar as novas atividades de nutrição à pesada carga de trabalho que já possuem os agentes de desenvolvimento? Como se pode coordenar as atividades dos participantes de diferentes setores? Estas são perguntas que, tanto a equipe de planejamento, quanto as pessoas das diferentes instituições participantes devem responder.

A maior parte dos profissionais, com exceção dos nutricionistas e de alguns outros membros da equipe de saúde, precisará reforçar seus conhecimentos em alimentação e nutrição. Como sua participação em atividades de educação nutricional é muito importante, essas pessoas necessitarão de alguma capacitação nestas áreas. Freqüentemente os extensionistas rurais, os trabalhadores de saúde, jornalistas, professores e outros participantes demonstram a necessidade que têm de treinamento continuo, assim que começam a trabalhar em um programa de comunicação em nutrição com a comunidade.

Isso tudo torna necessário programar reuniões de organização e de capacitação. Os programas devem ser intrasetoriais (os professores ajudarão no planejamento de atividades nesta área) e intersetoriais (serão reunidos os representantes de diferentes setores para a coordenação das atividades).

10.2. Como se deve organizar a capacitação contínua dos participantes?

O treinamento dos participantes é uma atividade importante que não se deve subestimar. Para cada categoria de participantes são necessários os seguintes passos:

Ficha técnica No 13
Definição dos objetivos de capacitação

A definição dos objetivos de capacitação deve se basear em uma análise rigorosa das tarefas. No seguinte exemplo, cada função divide-se em atividades, as quais, por sua vez, dividem-se em tarefas. As funções, atividades e tarefas correspondem aos diferentes níveis dos objetivos do treinamento.
Função (de um extensionista rural): Promover o cultivo de um vegetal rico em vitamina A.
Atividades (exemplos):
  1. Demonstração das maneiras de cultivar um determinado vegetal.
  2. Discussões sobre as qualidades nutricionais deste vegetal para promover sua produção e consumo.
  3. Referência a outras atividades de comunicação, usadas em outras áreas geográficas, para estimular a produção e o consumo deste vegetal.
Tarefas (exemplos relacionados com a atividade B):
B1. Explicar o valor nutricional deste vegetal. Objetivos específicos correspondentes: Ser capaz de …
B1.1 assinalar os diversos elementos nutritivos que se encontram neste vegetal.
B1.2 descrever seu papel para melhorar o estado nutricional e de saúde.
B1.3 indicar as conseqüências da deficiência destes elementos.
B2. Promover o uso deste vegetal usando as transparências pertinentes como auxílios visuais.
Objetivos específicos correspondentes:
Ser capaz de …
B2.1 descrever o que viram.
B2.2 fazer comentários sobre as transparências de acordo com o folheto.
B2.3 responder perguntas sobre o propósito das transparências.
Na realidade, esta análise de tarefas corresponde a uma análise dos objetivos da capacitação que orientam todo o processo. Considera-se que a capacitação obtém sucesso quando os participantes alcançaram todos estes objetivos.

Previous Page Top of Page Next Page