Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Começa a Conferência Regional da FAO com a nova parceria entre Banco de Desenvolvimento do Caribe e a FAO

As alianças são essenciais para superar a fome, a obesidade, a pobreza rural e as mudanças climáticas, disse a Coordenadora Sub-regional da FAO para o Caribe.

A FAO pediu novas alianças para superar o aumento da fome e da má nutrição durante sua Conferência Regional para a América Latina e o Caribe.

5 de março de 2018, Montego Bay, Jamaica - A Conferência Regional para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura começou hoje, segunda-feira, com a assinatura de um acordo entre o Banco de Desenvolvimento do Caribe (CDB, por sua sigla em inglês) e FAO.

"Precisamos de vínculos mais estreitos entre a FAO e outros parceiros para o desenvolvimento se quisermos abordar os principais desafios que ameaçam a segurança alimentar regional: o aumento da fome e do sobrepeso, a pobreza rural e as mudanças climáticas", disse a Coordenadora Sub-Regional a.i. da FAO para o Caribe, Lystra Fletcher-Paul.

O acordo permitirá que a FAO ofereça uma melhor assistência técnica em projetos nos quais o CDB seja o financiador. Também permitirá que a FAO implemente projetos diretamente com fundos do CDB e que ambas as organizações ofereçam assistência conjunta aos países que sejam membros em comum.

"A fome e a má nutrição estão em ascensão na América Latina e no Caribe. Durante a Conferência Regional estamos desenvolvendo alianças múltiplas, como a que assinamos hoje, para reverter essa tendência", disse Fletcher-Paul.

"O CDB celebra este novo acordo, que ampliará e fortalecerá a colaboração entre o nosso banco e a FAO, existente desde 1986. Hoje, ao assinar este documento, estamos abrindo a porta para que os nossos membros regionais consigam um maior desenvolvimento agrícola por meio desta parceria ", disse Daniel Best, Diretor de projeto do CBD, que assinou o acordo em nome do banco.

Conferência da FAO: uma oportunidade única para fortalecer a segurança alimentar

A FAO e o CDB assinaram o acordo em Montego Bay, no qual o governo da Jamaica é o anfitrião do mais alto órgão de governança da FAO, a Conferência Regional, na qual participam Ministros da Agricultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social de todos os países membros da FAO na região.

A Conferência Regional deste ano é particularmente importante: a fome na região aumentou pela primeira vez em décadas, a obesidade tornou-se uma epidemia e a pobreza rural também está aumentando, enquanto os países lutam para adaptar-se às mudanças climáticas.

"Precisamos de intervenções de alto nível e em larga escala para enfrentar esses desafios. Isso exige inovação para criar estratégias novas e melhoradas. Esta será uma das principais áreas de foco de nossas discussões nos próximos quatro dias", explicou Fletcher-Paul.

Share this page