Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

LazosApp, iniciativa do projeto +Algodão, é selecionado para a segunda fase de concurso internacional de inovações em educação

A ferramenta LazosApp é uma iniciativa que visa conectar o setor rural às novas tecnologias de comunicação e informação e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Santiago do Chile, 26 de janeiro de 2021 - A ferramenta tecnológica LazosApp: #ConéctateRural, impulsionada pelo projeto +Algodão e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Brasil, foi selecionada para a segunda fase do concurso 21st Century Skills in Latin America and the Caribbean, promovido pela organização HundrED e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O concurso visa identificar modelos eficazes que fomentam habilidades transversais em estudantes, mediante a busca de inovações na aprendizagem na América Latina e no Caribe, promovendo habilidades dentro e fora da educação formal e que incluem, entre outras: habilidades socioemocionais, aprendizagem mediante programas digitais, musicais, desportivos, cidadania e empreendedorismo. Conheça o perfil da Iniciativa Lazos em HundrED.  

O concurso foi lançado em 2020 no Dia Mundial das Habilidades da Juventude das Nações Unidas, que teve como tema central "Habilidades para uma juventude resiliente na era do COVID-19 e mais além”. 

A ferramenta LazosApp é uma iniciativa digital criada em 2020 para conectar o setor rural, homens, mulheres, jovens e instituições a informações que fomentem o desenvolvimento rural sustentável, apoiando a reativação econômica dos territórios em um contexto de pandemia gerado pelo COVID-19. Com o apoio da Direção de Educação Agrária do Ministério da Agricultura e Pecuária (DEA/MAG) do Paraguai, nesta primeira etapa LazosApp está disponível para estudantes e professores das Escolas Agrícolas de Villarrica, Caazapá e Minga Guazú, no Paraguai. Esta inovação promovida pelo projeto +Algodão e pela UFSM já alcançou mais de 100 jovens rurais das três escolas que têm acesso à ferramenta. 

Para a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) buscar ferramentas tecnológicas é uma urgência para apoiar os sete países parceiros do projeto de cooperação sul-sul trilateral +Algodão. 

LazosApp: #ConéctateRural

Por meio da gamificação para telefones celulares (smartphones) e do aplicativo LazosApp, com um enfoque na Comunicação para o Desenvolvimento (CpD), a iniciativa funciona com base em uma rede social online, coletiva e que fomenta a resolução de problemas, o associativismo e a troca de informação e de conhecimentos locais de maneira fácil para o usuário. 

LazosApp aborda temas importantes para ações de CpD e promove um ambiente de trocas e de reciprocidade entre os participantes, por meio dos principais conceitos associados às redes sociais, como produção de conteúdo, ciência de dados, métricas, algoritmos e gamificação, além de outros temas transversais necessários para o melhor uso e apropriação das ferramentas digitais, contribuindo para minimizar a exclusão digital nas áreas rurais. 

Para 2021, a cooperação entre ABC/MRE e a FAO, por meio do projeto +Algodão, tem a expectativa de trabalhar com um total de 9 escolas agrícolas rurais no Paraguai e cerca de 800 estudantes e 45 docentes que utilizarão o LazosApp, fomentando comunidades virtuais de aprendizagem que irão fortalecer as competências digitais educacionais, bem como a disseminação e o diálogo sobre conteúdos estratégicos para o desenvolvimento rural sustentável. 

Concurso

Em HundrED, são identificadas inovações educacionais impactantes que contarão com apoio para sua difusão. Para isso, as inovações participantes passam por um processo seletivo em quatro fases: avaliação, pré-seleção, revisão e seleção. Para avançar em cada fase, todas as inovações devem apresentar evidências de impacto e escalabilidade. Em termos de impacto, se avalia como uma importante contribuição no contexto da inovação. Sobre a escalabilidade, é avaliado o grau de transferência para que outros adotem esta prática ou tecnologia. 

Na segunda fase, onde a ferramenta LazosApp se encontra no concurso, a equipe de pesquisa do HundrED revisa minuciosamente cada inovação enviada para criar uma lista restrita em preparação para a fase 3. Para ser pré-selecionada, cada inovação deve demonstrar uma alta qualidade de evidência para os critérios de impacto e escalabilidade. As inovações finais serão selecionadas por um conselho consultivo de 60 partes interessadas na educação, incluindo professores, líderes, especialistas, acadêmicos e estudantes. 

HundrED atua no intercâmbio e na disseminação de inovações educacionais em todo o mundo com mais de 4.000 inovadores e educadores entusiastas e partes interessadas. Com um enfoque global e orientado para a solução, se converteram em especialistas em inovações pedagogicamente sólidas que são altamente impactantes e escaláveis.

Share this page