FAO.org

Home > Region_collector > Américas > Notícias > Notícia
Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Governos da ALC acordam medidas concretas para erradicar a fome durante a Conferência Regional da FAO

Os 33 países da região reafirmaram sua vontade de erradicar a fome antes de 2025, por meio da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome

Santiago de Chile, 9 de maio de 2014 – A América Latina e o Caribe avançaram na construção de uma sólida agenda para alcançar a erradicação da fome, concluíram os representantes de governo da região durante o encerramento da Conferência Regional da FAO, na cidade de Santiago, no Chile.

Na Conferência, os 33 países reafirmaram sua vontade de erradicar a fome antes do ano 2025, por meio da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome, e se comprometeram a reforçar suas ações no sentido de eliminar a má alimentação neste prazo.

“O que vimos nesta Conferência Regional é que existe um enorme compromisso com a segurança alimentar na região, no âmbito dos governos, da sociedade civil e no setor privado, o qual se converteu em uma agenda concreta de ações para erradicar a fome”, disse o Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva.

A prioridade que os governos estão outorgando à luta contra a fome se refletiu na destacada participação da Presidenta do Chile, Michelle Bachelet, do Vice-Presidente para a Área Social da Venezuela, Héctor Rodríguez, da Primeira Dama do Peru, Nadine Heredia, além de 19 ministros de Estado e 12 vice-ministros, que acordaram múltiplas iniciativas de cooperação internacional.

O Ministro da Agricultura do Chile e Presidente da Conferência, Carlos Furche, manifestou sua satisfação com os resultados do encontro, destacando os acordos de cooperação entre os países para vencer a fome e promover o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Além disso, o Ministro disse que os países destacaram o grande trabalho que está realizando a FAO, apoiando seus esforços nacionais e regionais para alcançar a total segurança alimentar.

Mesoamérica sem fome

A FAO e a Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, AMEXCID, assinaram o acordo de cooperação Sul-Sul “Mesoamérica Sem Fome”, para avançar em direção à erradicação da má alimentação nos países centro-americanos, República Dominicana e Colômbia, de U$ 15 milhões de dólares.

FAO e Venezuela apoiarão a produção sustentável de arroz na África

Um acordo entre a FAO e o Governo da Venezuela permitirá fomentar sistemas sustentáveis de produção de arroz na África Subsaariana, trabalhando em dez países para fortalecer a segurança alimentar, por meio de uma produção mais eficiente, apoiando os pequenos produtores.

FAO e a empresa ITAIPU Binacional fomentarão cooperação Sul-Sul

Durante a Conferência, a FAO e a empresa brasileira ITAIPU Binacional assinaram um acordo para fomentar atividades de cooperação Sul-Sul triangular em políticas públicas de alimentação, energia e água, promovendo seus laços com a produção sustentável de bens e serviços e a cadeia produtiva da agricultura familiar.

Governos aprovam plano de trabalho da FAO

Os países aprovaram três iniciativas regionais como diretrizes fundamentais que guiarão o programa de trabalho da FAO na região durante os próximos anos.

A primeira é o apoio à Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025; a segunda enfatiza a agricultura familiar e o desenvolvimento territorial em zonas rurais; e a terceira busca melhorar os sistemas nacionais e regionais alimentares e agroalimentares.

Share this page