FAO.org

Home > Américas > Perspectivas regionais
Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

O Escritório Regional trabalha em uma série de áreas prioritárias para avançar para a erradicação total da fome na América Latina e no Caribe. Através do trabalho em estreita colaboração com os governos nacionais, sociedade civil, academia, povos indígenas, setor privado e organizações não-governamentais, FAO tem como objetivo garantir a segurança alimentar para todos os homens, mulheres e crianças da região.

Perspectivas regionais


Food production in Latin America and the Caribbean can easily meet the needs of its entire population. The problem of food insecurity in the region is not due to a lack of food, but a lack of access for the poorest in the region.


A luta contra a fome e a pobreza deve ter como condição fundamental o respeito ao meio ambiente e o cuidado com os recursos naturais. Por isso, a FAO promove técnicas que preservam os recursos naturais usados na agricultura, pesca, pecuária e silvicultura.


A FAO busca fortalecer as capacidades técnicas e institucionais dos países para melhorar a saúde animal, a fitossanidade e a segurança dos alimentos, além de desenvolver sistemas de informação e mecanismos de coordenação sanitária entre os países para reduzir os riscos associados com pragas e doenças transfronteiriças a nível regional.


Com uma população de aproximadamente 50 milhões de pessoas, os 670 povos indígenas que vivem na América Latina e no Caribe constituem uma indiscutível fonte de identidade e diversidade. Seus sistemas agroalimentares, suas dietas tradicionais e seus sistemas de produção e de gestão sustentável de recursos naturais representam um valor incomparável para se alcançar um mundo sem fome.