FAO.org

Home > Américas > Programas e projetos
Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Programas e projetos

O Escritório Regional da FAO para América Latina e no Caribe por meio de seu programa de campo, presta assistência técnica aos países da região na sua luta contra a fome, apoiando a implementação de projetos de segurança alimentar e nutrição, promoção da agricultura familiar, orientação sobre saúde animal e vegetal, e inocuidade agroalimentar, entre outros.

O Programa nasce do interesse do governo brasileiro e da FAO em compartilhar experiências e aprendizagens para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O programa tem como objetivo orientar a elaboração e a execução de projetos regionais de apoio a iniciativas de cooperação triangular em áreas como de políticas públicas associadas à segurança alimentar, nutricional e alimentação escolar, agricultura, desenvolvimento da pesca e do aquicultura, florestas, estratégias de redução da pobreza e desenvolvimento rural sustentável em benefício de países em desenvolvimento.

O programa busca fortalecer o trabalho de assistência técnica da FAO aos países e melhorar a eficiência / eficácia dos processos de cooperação em apoio ao sem Fome América Latina e do Caribe Iniciativa; trabalhando para fortalecer a institucionalização e implementação de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional; apoiar as políticas para o desenvolvimento da agricultura familiar; e reforço das políticas e estratégias de prevenção, controle e erradicação de doenças transfronteiriças, como a febre aftosa.

Além disso, promove a criação de espaços de diálogo e participação da sociedade civil; com os esforços para harmonizar a cooperação espanhola e outros doadores para ações concretas relevantes nos países-alvo, ao incentivar apropriação nacional.

O projeto oferece apoio no desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional, trabalhando com governos, parlamentos e organizações da sociedade civil, bem como a integração regional, o fortalecimento institucional ea formulação e implementação de quadros políticos, políticas, planos, programas e ações para erradicar a fome, com uma dotação de recursos orçamentários para a magnitude do problema em cada país.

O PESA é uma das iniciativas prioritárias da FAO para contribuir para o cumprimento dos acordos das Cúpulas Mundial da Alimentação (1996 e 2002), e os compromissos da Declaração do Milênio de reduzir a fome pela metade em 2015. Esta iniciativa tem como objectivo apoiar os países com insegurança alimentar com atenção para as populações mais vulneráveis. O PESA são concebidos como instrumentos para promover soluções eficazes para acabar com a fome, a desnutrição ea pobreza.