FAO.org

Home > Américas > Programas e projetos
Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Programas e projetos

O Escritório Regional da FAO para América Latina e no Caribe por meio de seu programa de campo, presta assistência técnica aos países da região na sua luta contra a fome, apoiando a implementação de projetos de segurança alimentar e nutrição, promoção da agricultura familiar, orientação sobre saúde animal e vegetal, e inocuidade agroalimentar, entre outros.

O Programa nasce do interesse do governo brasileiro e da FAO em compartilhar experiências e aprendizagens para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O programa tem como objetivo orientar a elaboração e a execução de projetos regionais de apoio a iniciativas de cooperação triangular em áreas como de políticas públicas associadas à segurança alimentar, nutricional e alimentação escolar, agricultura, desenvolvimento da pesca e do aquicultura, florestas, estratégias de redução da pobreza e desenvolvimento rural sustentável em benefício de países em desenvolvimento.

O programa busca fortalecer o trabalho de assistência técnica da FAO aos países e melhorar a eficiência / eficácia dos processos de cooperação em apoio ao sem Fome América Latina e do Caribe Iniciativa; trabalhando para fortalecer a institucionalização e implementação de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional; apoiar as políticas para o desenvolvimento da agricultura familiar; e reforço das políticas e estratégias de prevenção, controle e erradicação de doenças transfronteiriças, como a febre aftosa.

Além disso, promove a criação de espaços de diálogo e participação da sociedade civil; com os esforços para harmonizar a cooperação espanhola e outros doadores para ações concretas relevantes nos países-alvo, ao incentivar apropriação nacional.

O projeto oferece apoio no desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional, trabalhando com governos, parlamentos e organizações da sociedade civil, bem como a integração regional, o fortalecimento institucional ea formulação e implementação de quadros políticos, políticas, planos, programas e ações para erradicar a fome, com uma dotação de recursos orçamentários para a magnitude do problema em cada país.

O PESA é uma das iniciativas prioritárias da FAO para contribuir para o cumprimento dos acordos das Cúpulas Mundial da Alimentação (1996 e 2002), e os compromissos da Declaração do Milênio de reduzir a fome pela metade em 2015. Esta iniciativa tem como objectivo apoiar os países com insegurança alimentar com atenção para as populações mais vulneráveis. O PESA são concebidos como instrumentos para promover soluções eficazes para acabar com a fome, a desnutrição ea pobreza.

Programa Regional de Cooperação Triangular Venezuela-FAO para a América Latina e o Caribe, SANA

A República Bolivariana da Venezuela e a FAO colocaram em marcha o Programa Regional de Cooperação Triangular Venezuela-FAO para a América Latina e o Caribe, SANA. O programa faz parte da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome (IALCSF) e possibilita que a Venezuela compartilhe sua ampla experiência em mecanismos para garantir o direito humano à alimentação, por meio de programas e políticas que promovam a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), levando em conta iniciativas inovadoras de Cooperação Sul-Sul.

O programa tem como objetivo envolver e integrar todos os atores que possam somar esforços na luta contra a fome, por meio de três linhas de ação: fortalecimento de líderes e organizações sociais rurais para incidência na definição de agendas vinculadas à SAN; fortalecimento das capacidades das organizações da agricultura familiar e camponesa e dos governos, para gerar espaços de intercâmbio e comercialização solidária de alimentos; e apoio na implementação de iniciativas regionais e sub-regionais de erradicação da fome e da pobreza, especialmente do Plano Hugo Chávez Frías para a erradicação da fome nos países da Petrocaribe e da ALBA.

 

 

The Agreement signed on May 9, 2014 between the Mexican Agency for International Development Cooperation (AMEXCID) and the United Nations Food and Agriculture Organization (FAO), has established an International Cooperation Programme between the Government of Mexico and FAO to strengthen public policies in family farming, food security and nutrition in countries of Central America, Dominican Republic and Colombia.

Mesoamerica Without Hunger aims at strengthening local, national and regional institutional frameworks to reach Food Security and Nutrition (SAN), and particular attention to family farming through activities contributing to the achievement of specific goals in each member country.