FAO.org

Home > Américas > FAO na região > Representante Regional
Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Representante Regional da FAO
para América Latina e Caribe

O economista argentino Raúl Osvaldo Benítez assumiu como Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe em junho de 2012. Desde então tem trabalhado para aprofundar na região a luta pela erradicação da fome e da má-nutrição, convencido de que "a geração atual de latino-americanos e caribenhos pode ser a última a conviver com a fome". Benítez tem trabalhado incansavelmente para colocar a segurança alimentar no topo da agenda política regional, apoiando grandes acordos como o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, CELAC, que tem como objetivo acabar com a fome em 2025, ou seja, em menos de uma década.

Sobre Raúl Benítez

O economista argentino Raúl Benítez tem uma destacada trajetória profissional vinculada a economia, agricultura e desenvolvimento rural.

Obteve o diploma de economista na Universidade Nacional de Córdoba, fez pós-graduação na Universidade de Harvard, Estados Unidos, e na Universidade de Belgrano. O doutorado em Economia foi feito na Pontifícia Universidade Católica da Argentina.

Como ministro de Produção e Desenvolvimento Econômico de San Juan, Argentina, conseguiu colocar a província na liderança do ranking de crescimento econômico do país, seguido do segundo lugar no ranking de competitividade da Argentina, alcançando ainda a taxa mais baixa de desemprego desde a década de 1980. [Ver más]

"Without political commitment we will not get far. Hunger is not a single government’s problem, the whole society must be involved in the fight against poverty".

"Family farming should be an engine for hunger eradication, sustainable development and poverty reduction in the rural areas of Latin America and the Caribbean".

"To poverty and malnutrition we should perhaps add the greatest challenge humanity has faced so far in this new century: climate change and the degradation of our natural resources."

"A partir de este año debemos trabajar con una nueva hoja de ruta con nuevos desafíos, los Objetivos de Desarrollo Sostenible, en los cuales la FAO tiene un rol clave que jugar gracias a nuestra experiencia y sus recursos."

Raúl Benitez