FAO.org

Home > Américas > FAO nas Américas > Representante Regional
Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

O economista argentino Raúl Osvaldo Benítez assumiu suas funções à frente do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, situado em Santiago do Chile, em junho de 2012.

Representante regional: Raúl Osvaldo Benítez

O economista argentino Raúl Benítez tem uma trajetória profissional de destaque ligada a economia, agricultura e desenvolvimento rural.

Benítez foi nomeado pelo Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, e, em junho de 2012, assumiu suas funções à frente do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, situado em Santiago do Chile.

Raúl Benítez tem 51 anos de idade. Recebeu o diploma de economista da Universidade Nacional de Córdoba, realizou estudos de pós-graduação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, na Universidade de Belgrano e é doutorando em Economia da Pontifícia Universidade Católica Argentina.

Recentemente, Raúl Benítez ocupou o cargo de Secretário de Produção e Desenvolvimento de San Juan, na Argentina, levando a província a liderar o ranking de crescimento econômico do país, com taxas de crescimento de 17% em média nos últimos dois anos. Além disso, San Juan passou a ser líder no crescimento das exportações e ocupou o 2° lugar do ranking de competitividade da Argentina; a província também alcançou a taxa de desemprego mais baixa dos últimos 30 anos.

Raúl Benítez trabalhou em organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimiento (BID) e o Banco Mundial (BM), ONGs e empresas privadas.

Realizou trabalhos de pesquisa e docência como economista do Banco Mundial, do Instituto de Investigações Econômicas sobre a Realidade Argentina (IERAL), na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Cuyo e no Observatório de Políticas Públicas Subnacionais de San Juan, do qual foi fundador e gerente de projetos.

Foi Professor Associado de Economia Política da Universidade Católica de Cuyo, em San Juan, na Argentina, e professor interino de Macroeconomia, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina.

Foi conselheiro sênior da Secretaria de Desenvolvimiento Rural e Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, onde foi responsável pela concepção do Programa para a melhor inclusão dos pequenos produtores agrícolas da Argentina nas cadeias de valor. Também trabalhou como assessor do Diretor do Centro de Estudos Sobre Nutrição Infantil da Argentina.