FAO no Brasil

FAO Brasil, Itaipu Binancional e Secretaria de Agricultura do Paraná reafirmam parceria para divulgação de boas práticas

Foto: Itaipu
01/08/2017

O Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, reuniu-se na última segunda-feira (31), com o diretor-presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna, e o secretário de Estado Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, para reafirmar a continuidade da cooperação entre as instituições. O novo acordo deve extender-se até 2020, mantendo o eixo entre a FAO, a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e o Instituto Emater. 

A criação do primeiro escritório descentralizado da FAO no Brasil, localizado na região Sul do país, é um dos frutos desta parceria. Desde 2013, a Unidade de Coordenação de Projetos da FAO no Sul do Brasil, sediada na cidade de Curitiba, Paraná, atua na sistematização e divulgação de empreendimentos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável rural. De acordo com Ortigara, a ideia é fomentar a divulgação de programas que tiveram sucesso no Paraná, como o Água Boa, patrocinado pela Itaipu, e o de agricultura orgânica. 

Segundo o Secretário, com a manutenção do termo de cooperação, há uma proposta para incluir na plataforma da FAO políticas de energias renováveis focadas em dejetos e biomassas que serão implantadas no Paraná. 

Na execução do seu trabalho, conta com a parceria estratégicas com cooperativas, prefeituras, universidades e entidades não governamentais, empresas e sindicatos. 

Boas práticas

As iniciativas de boas práticas identificadas pela escritório da região Sul estão reunidas em uma plataforma online como exemplos a serem compartilhados em outras regiões do Brasil, assim como em outras partes do mundo. 

De acordo com o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, esta plataforma busca identificar e divulgar bons modelos no processo produtivo sustentável de alimentos na agricultura. “A região Sul do Brasil tem muito a mostrar do seu negócio rural pujante desenvolvido pela agricultura familiar altamente qualificada”.  

O site www.boaspraticas.org.br construído em parceria pela FAO e os parceiros é um instrumento ideal para que  conhecimentos sejam compartilhados.  

A plataforma digital divulga ações que foram aprovadas e avaliadas tecnicamente por professores, profissionais e extensionistas e que tenham resultados positivos para a agricultura e o meio ambiente. Atualmente, cerca de 70 boas praticas de unidades produtivas, projetos rurais, programas nas áreas da agricultura, inclusão sócio produtiva, comunicação rural, energias renováveis, meio ambiente e segurança alimentar fazem parte desta plataforma de conhecimento.