FAO no Brasil

FAO Brasil participou de oficia sobre sustentabilidade financeira no bioma Amazônico

Fonte: Visión Amazónica
14/08/2017

O Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, participou da oficina de trabalho do grupo temático Sustentabilidade Financeira, dias 11 e 12 de agosto, em São Paulo.  O objetivo foi retroalimentar e validar a estrategia financeira da Visão Amazônica; trocar experiências sobre mecanismos de sustentabilidade financeira implementados pelos países do bioma Amazônico para garantir a efetividade do manejo de suas áreas protegidas. 

Na avaliação de Bojanic, o evento permitiu ter uma boa noção da situação financeira das áreas protegidas da região dos países amazônicos. “Foi possível enxergar novas possibilidades de financiamento, mecanismos financeiros inovadores. O Peru, por exemplo, está trabalhando com um leque de opções de financiamento, além do estadual, parcerias público-privada, responsabilidade social, cooperação internacional, promoção de eventos, entre outros”. 

Segundo o Representante da FAO, as áreas protegidas cumprem, fundamentalmente, uma função social com pessoas que moram perto destas áreas, as quais também geram renda e que prestam um relevante serviço ao ecossistema.   

Visão Amazônica

Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico (IAPA) - Visão Amazônica - é um projeto financiado pela União Europeia, que busca gerar uma rede de trabalho em torno de sistemas de áreas protegidas na Amazônia. 

O projeto nasce como apoio à iniciativa regional Visión para a conservação da diversidade do bioma Amazônico baseada em ecosistemas, proposta em 2008 pela Rede latinoamericana de cooperação técnica em parques nacionais, outras áreas protegidas, fauna e flora silvestres - REDPARQUES. 

O objetivo é contribuir para o aumento da resiliência do ecossistema aos efeitos ds mudanças climáticas mantendo a provisão de bens e serviços que beneficiam a biodiversidade, as comunidades e as economias locais.