FAO no Brasil

Diretor Geral da FAO pede para acabar com a “tripla discriminação” das mulheres indígenas

Foto: FAO México
12/01/2018

12 de janeiro de 2018, Cidade do México – O progresso na luta contra a fome e a pobreza extrema depende da eliminação da tripla discriminação a qual enfrentam mulheres indígenas, afirmou o Diretor Geral da FAO, Jose Graziano da Silva. 

As mulheres indígenas sofrem taxas muito mais altas de pobreza, desnutrição crônica e analfabetismo, bem como menos acesso à assistência médica e participação na vida política, disse Graziano da Silva aos participantes de doze países no Fórum sobre Mulheres Indígenas, na capital mexicana. 

Cerca de 370 milhões de pessoas - aproximadamente cinco por cento da população mundial e 15 por cento dos mais pobres do mundo - se definem como indígenas. 

Na região da América Latina e do Caribe, cerca de 45 milhões de indígenas representam 8,3% da população, mas são 15% aqueles que sofrem de insegurança alimentar e pobreza extrema. 

As mulheres indígenas da região enfrentam taxas mais altas de pobreza e desnutrição do que qualquer outro grupo social e muitas vezes ganham quatro vezes menos que os homens, de acordo com o novo atlas regional das mulheres rurais na FAO

Em nível mundial, a situação é ainda pior para as mulheres que fazem parte dos mais de 5.000 grupos indígenas de todo o mundo, que falam mais da metade das línguas do mundo e estão espalhadas por mais de 90 países. 

“As mulheres indígenas enfrentam uma discriminação tripla que inclui a pobreza, o gênero e a etnia, tanto dentro como fora de suas comunidades, o que as torna altamente vulneráveis”, disse Graziano da Silva. 

“Seu empoderamento social e econômico não é apenas uma excelente maneira de apoiá-las, mas também uma condição necessária para erradicar a fome e a má nutrição em suas comunidades”, afirmou. 

A decisão das Nações Unidas de criar uma Década da Agricultura Familiar a partir de 2019 oferece uma plataforma sólida para se concentrar nos meios de vida rurais, que são os da maioria dos povos indígenas, acrescentou. 

O fórum de três dias organizado pela FAO visa desenvolver recomendações de políticas públicas para empoderar as mulheres indígenas, fortalecer sua tomada de decisões e reconhecer seus direitos em nível comunitário para melhorar sua liderança e oportunidades de desenvolvimento. 

Cultivar a liderança

As mulheres indígenas muitas vezes são esquecidas nos planos de desenvolvimento, mas são atores chave na proteção da biodiversidade, na adaptação às mudanças climáticas e na diversificação de dietas nutritivas. "Elas têm um papel fundamental nas esferas espiritual, social e familiar e são as guardiãs de sementes e portadoras críticas de conhecimento especializado", disse Graziano da Silva. 

Os territórios indígenas tradicionais cobrem 22% da superfície terrestre e abrigam 80% da biodiversidade do planeta, segundo a FAO. 

A FAO tem vários projetos em que trabalha com e para povos indígenas em diferentes temas: promover a sustentabilidade da pesca artesanal na América Central; intercâmbio de conhecimento na América Latina com o objetivo de impulsar a capacidade própria dos povos indígenas para assegurar uma governança adequada e a implementação de normas de posse da terra; programas para aproveitar os interesses e os conhecimentos indígenas para reverter a degradação da terra em Angola; programas para conectar produtos maori na Nova Zelândia a mercados maiores; e ajuda os grupos marginalizados no nordeste e no centro da Índia a afirmar o seu direito a florestas comunitárias. 

A FAO também estabeleceu escolas de liderança focadas na participação e nas necessidades das mulheres indígenas na Bolívia, Peru, Índia, Filipinas, Panamá, El Salvador e Paraguai, e esta instituição inovadora será expandida este ano, disse Graziano da Silva. 

"Com vontade política, podemos pôr fim à discriminação contra as mulheres indígenas", concluiu Graziano da Silva.

 

Mais recursos: 

Galeria de Fotos 

Vídeos

História de vida, um dia na vida de Telvina

Mulheres indígenas rurais da América Latina

 

Infografias

Dados da população de mulheres indígenas na América Latina

Porcentagem de mulheres indígenas urbano versus rural