FAO no Brasil

Rafael Zavala é o novo representante da FAO Brasil

18/12/2018

Brasília - Nesta semana, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil dá as boas-vindas ao novo representante da casa, o mexicano Rafael Zavala. Ele assume o posto de Alan Bojanic, representante da FAO Brasil pelos último seis anos, que agora comandará o escritório colombiano da FAO, em Bogotá.


Rafael Zavala é formado em zootecnia pela Universidade Autônoma Metropolitana do México, tem mestrado em agricultura sustentável pela Universidade de Londres e doutorado em políticas para o desenvolvimento rural pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

Na representação da FAO Colômbia desde outubro de 2012, quando os acordos de paz eram implementados no país, Zavala ficou conhecido pelo espírito inovador que possibilitou a formulação de políticas inéditas e o desenvolvimento de projetos com uma nova visão do contexto pós-conflito colombiano. Sob sua gestão, a Colômbia viu avanços no desenvolvimento sustentável do campo, reconhecendo a importância da segurança alimentar nutricional e promovendo a redução da pobreza rural, fundamental para a construção e consolidação da paz.

Entre 2012 e 2017, os recursos mobilizados anualmente pela FAO para a Colômbia duplicaram e as contribuições geridas com parceiros internacionais triplicaram. 

“Colômbia e Brasil têm desafios diferentes, mas em ambas as nações existe a necessidade de fortalecer as políticas públicas”, declarou.

“No Brasil, temos dois lados da moeda: fortalecer tais políticas em torno dos temas principais, como recursos naturais, produtividade, biodiversidade e alimentação saudável, além de seguir com os avanços do Fome Zero e, do outro lado, fortalecer as Cooperações Sul-Sul, especialmente nos temas de recursos naturais”, salientou.

Para Zavala, o Brasil já é exemplo de sucesso na América Latina de estratégias de inclusão social e econômica, e pode se tornar também um exemplo na proteção ambiental.