FAO no Brasil

No Dia Mundial das Florestas, a FAO anuncia novas iniciativas de educação florestal

21/03/2019

Roma - No Dia Internacional das Florestas, a  FAO anuncia duas novas iniciativas de educação florestal destinadas a conscientização de crianças e jovens sobre o uso sustentável e a conservação das florestas.
Os dois projetos, financiados pela Alemanha com mais de US$ 2 milhões, abordarão os principais desafios da educação florestal e ajudarão a aumentar a compreensão das florestas entre o público em geral.
"A educação é um passo fundamental para salvaguardar os recursos naturais para as gerações futuras. É essencial que as crianças aprendam sobre as florestas ainda jovens", disse José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO.
O tema do Dia Internacional das Florestas deste ano - "Florestas e educação” - ressalta a importância da educação em todos os níveis para alcançar o manejo florestal sustentável.
"As florestas ajudam a manter o ar, o solo, a água e as pessoas saudáveis. E desempenham um papel vital na abordagem de alguns dos maiores desafios que enfrentamos, como combater as mudanças climáticas e acabar com a fome", alertou Graziano da Silva.
No entanto, apesar desses benefícios amplamente documentados, a integridade e a sustentabilidade das florestas do mundo estão ameaçadas pelos efeitos cumulativos do desmatamento, degradação do solo e competição por usos alternativos da terra. Ao mesmo tempo, um número crescente de pessoas precisa ter acesso a quantidades maiores de alimentos nutritivos.
É provável que o maior desafio seja a falta de compreensão de como as florestas são fundamentais à sociedade global, agravada por uma crescente desconexão, particularmente nas áreas urbanas, entre as pessoas e a natureza. A FAO enfatiza que esta incompreensão precisa ser questionada e revertida, e que isso pode ser feito através da educação.
No entanto, atualmente, a educação sobre as florestas é muitas vezes inadequada e não é capaz de enfrentar os desafios emergentes. Menos jovens estudam silvicultura na universidade ou faculdade, e ainda menos escolas primárias e secundárias incluem educação florestal em seus novos currículos. Quando a educação florestal é oferecida, muitas vezes não leva em conta o papel multifuncional das florestas.
É por isso que a FAO e seus parceiros estão trabalhando para aumentar a conscientização sobre questões que ameaçam nossas florestas e se esforçam para apoiar a criação de programas abrangentes de educação florestal e escolas vocacionais rurais capazes de capacitar profissionais para lidar com os complexos desafios e oportunidades do setor florestal.


Educar as crianças sobre o uso sustentável da floresta e conservação na Tanzânia e nas Filipinas


Um dos projetos anunciados no Dia Mundial das Florestas visa aumentar o conhecimento sobre a necessidade de manejar florestas de maneira sustentável, entre crianças de 9 a 12 anos na Tanzânia e nas Filipinas.
Financiado pela Alemanha com mais de US$ 1 milhão, o projeto de três anos desenvolverá módulos de educação florestal baseados em uma abordagem de aprendizado interativo. Ele disponibilizará esses materiais para posterior adaptação e uso em todo o mundo através de um website. Os materiais e lições aprendidas também serão divulgados durante os principais eventos sobre o tema.
Em ambos os países, florestas e bosques são vitais, especialmente para a segurança alimentar das populações rurais, necessidades de energia e meios de subsistência.
Quase metade da população na Tanzânia e um terço nas Filipinas têm menos de 15 anos. Educar os alunos do ensino primário sobre o uso sustentável da floresta e conservação é um ponto de entrada para garantir a integridade e sustentabilidade das florestas dos dois países a longo prazo.


Melhorando a educação florestal global


Com o apoio da Alemanha, de mais de US $ 1 milhão, a FAO, a Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO) e a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) também estão unindo forças para conduzir, juntamente com outros parceiros dentro da Parceria Colaborativa sobre Florestas, um inventário de educação florestal para revisar o estado da educação florestal em seis regiões e globalmente. A ideia é identificar desafios e lacunas na educação florestal e desenvolver recomendações para abordar o tema. A iniciativa também visa criar uma plataforma online para servir como um "balcão único" para a educação florestal.