FAO no Brasil

FAO e governo brasileiro contribuem para a implementação de programa de alimentação escolar em Belize

18/04/2019

Belize - Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da alimentação escolar sustentável em Belize, medidas estão sendo tomadas para promover essa política pública. As iniciativas são uma resposta ao suporte técnico oferecido pelo Projeto de Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar da América Latina e Caribe e às ações fomentadas pelo Programa Mesoamérica Livre de Fome/AMEXICD. Foi realizado, na cidade de Belize, evento para o estabelecimento do Comitê Técnico Nacional de Alimentação Escolar Sustentável e o Lançamento do Menu do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O evento contou com a participação dos setores de educação, saúde, agricultura e outros aliados, como a OPAS / INCAP, UNICEF e FAO, além das embaixadas do México e do Brasil.

O estabelecimento de um Comitê Técnico Nacional de Alimentação Escolar Sustentável permitirá uma série de ações estratégicas, como a promoção de uma alimentação escolar saudável e culturalmente aceitável, com produtos da agricultura familiar, além da promoção da educação alimentar e nutricional.

“Os avanços observados reforçam a importância da cooperação técnica entre países e favorecem o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Belize reúne as condições de se tornar uma referência em alimentação escolar para região do Caribe e outros países do mundo. O Programa Nacional de Alimentação Escolar brasileiro tem sido um estímulo mundial para esses avanços”, disse Najla Veloso, coordenadora do projeto de Consolidação de Políticas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe.

Esta iniciativa de fortalecimento institucional surge como um efeito direto da implementação de um projeto piloto desenvolvido em quatro escolas nas comunidades maias Mopan de Santa Cruz, Santa Elena, San Antonio e Pueblo Viejo, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica FAO e Governo do Brasil e a FAO e o Programa Mesoamérica Livre de Fome. 

Lançamento do Menu Nacional do Programa de Alimentação Escolar

Como resultado do intenso trabalho com o Ministério da Saúde e Educação entre outros atores-chave em Belize, o Programa Nacional de Alimentação Escolar também foi lançado, apresentado pela Sra. Robyn Daly, da Unidade de Nutrição do Ministério da Saúde. O novo cardápio levará em consideração as porções, assim como a preparação dos alimentos e eliminará as refeições não saudáveis.

Paralelamente a este processo, foram entregues os resultados da Sistematização da Experiência e Boas Práticas do projeto piloto desenvolvido no distrito de Toledo, em quatro escolas, que foi apoiado pela FAO, com base na experiência do Programa de Alimentação Escolar do Brasil. Tal ferramenta, que recolhe as lições aprendidas, será útil para o diálogo entre as contrapartes nacionais para a melhoria de sua estratégia de alimentação escolar no futuro próximo.

Os avanços observados em Belize favorecem que o país construa um programa de alimentação escolar sustentável para todos os estudantes, com alimentos saudáveis, educação alimentar e nutricional, incorporando alimentos adquiridos da agricultura familiar. Com esse percurso, Belize tem o potencial de se tornar uma referência na implementação dessa política em nivel regional.