FAO no Brasil

Papa Francisco encontra diretor geral da FAO e renova seu apoio à organização

20/11/2020

O Papa Francisco recebeu nesta sexta (20), o diretor geral da FAO, QU Dongyu, para uma reunião no Vaticano durante a qual o pontífice reiterou sua preocupação com a fome e encorajou fortemente a FAO em seus esforços para combater este flagelo em todo o mundo.

A ocasião marcou a segunda vez que Francisco convidou Qu para uma audiência papal desde que ele assumiu o cargo de diretor geral da FAO em agosto de 2019.

O diretor geral disse que se sentiu “profundamente honrado por ser recebido por Sua Santidade novamente”, e agradeceu seu apoio contínuo ao mandato da FAO e às atividades e iniciativas das agências da ONU.

Isso inclui a Food Coalition, que busca reunir os países para uma ação integrada para evitar que a emergência internacional de saúde de COVID-19 desencadeie uma catastrófica crise alimentar mundial. O diretor geral também se referiu ao papel da FAO no uso ético da Inteligência Artificial (IA) e a Chamada de Roma para Ética de IA, endossada pelo Papa Francisco e co-assinada pela FAO, IBM e Microsoft.

Ele também citou os esforços para transformar os sistemas agroalimentares de maneiras que possam ajudar a reduzir a perda e o desperdício de alimentos, aumentar a resiliência, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixar ninguém para trás. Francisco, em uma mensagem de vídeo especial para a FAO no Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro, que também marcou o 75º aniversário da Organização, enfatizou a importância de “garantir que os sistemas alimentares sejam sustentáveis e ofereçam dietas saudáveis acessíveis a todas as pessoas”. O pontífice expressou também a esperança de que o trabalho da FAO seja "cada vez mais incisivo e frutífero" e rezou por todos aqueles que "colaboram nesta missão fundamental de cultivar a terra, alimentar os famintos e salvaguardar os recursos naturais, para que todos possamos viver com dignidade, respeito e amor. "