FAO no Brasil

FAO lança ferramenta única para avaliação de danos e perdas na agricultura

07/04/2021

Brasília – A agricultura absorve uma parcela desproporcional de todos os impactos dos desastres. De acordo com o recente relatório da FAO “O Impacto de Desastres e Crises na Agricultura e Segurança Alimentar”, entre 2008 e 2018, os produtores dos países menos desenvolvidos e de baixa e média renda absorveram 26% do impacto global causado pelos desastres de média e de grande escala.

Na América Latina e no Caribe, US$ 29 bilhões foram perdidos como resultado do declínio das safras e da pecuária após esses desastres. No entanto, esse valor representa uma fração das perdas reais do setor, uma vez que os países ainda precisam fortalecer suas capacidades para realizar avaliações sistemáticas e precisas.

“Uma questão preocupante é que os desastres afetam a capacidade das pessoas de produzir e ter acesso aos alimentos. Na região, isso se traduz em uma perda de cerca de 1000 calorias por pessoa todos os dias”, explicou o Representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala.

Para enfrentar esse cenário, a FAO, gerou uma metodologia para avaliação de danos e perdas na agricultura, que visa apoiar a institucionalização de sistemas de informação. Isso, visto que desastres e eventos extremos podem devastar os meios de subsistência e a segurança alimentar das pessoas.

Para saber mais sobre a metodologia no Brasil, participe neste dia 8 de abril, do webinar “Desastres no setor agrícola no Brasil: gestão de dados para reduzir impactos”.

O evento contará com a participação de Pedro Loyola, Diretor de Riscos do Ministério da Agricultura (Mapa); Gilson Martins, pesquisador da Universidade Federal do Paraná; e Rafael Zavala, Representante da FAO no Brasil.

Metodologia da FAO para avaliar danos e perdas

Para saber mais sobre a metodologia de avaliação de danos e perdas, a FAO, com o apoio do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), formado pelos países Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile, desenvolveu dois cursos online gratuitos em espanhol, destinados a técnicos do setor público, acadêmicos, seguradoras e outras partes interessadas.

Saiba mais nos seguintes links:

Contato de Imprensa: Aline Czezacki. Tel: (+55) 6193116114. E-mail: [email protected]