FAO no Brasil

FAO e PNUMA participam de lançamento de e-book sobre arborização urbana

09/06/2021

Nesta sexta-feira (11), às 14h, acontece o lançamento do e-book “Verde Urbano", o primeiro da série “Eu, meio ambiente e você”, que trará temas ambientais e socioambientais e que está atrelado a um projeto que nasce com a filosofia de criação colaborativa, idealizado e capitaneado pelos biólogos e pesquisadores Maurício Lamano Ferreira (UNASP), Alessandro Zabotto (UNESP) e Fernando Periotto (UFSCar). O livro tem por objetivo principal, apoiar a aproximação das pessoas com a natureza.

O e-book conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), agências líderes para a Década de Restauração de Ecossistemas.

"Ao apoiar o lançamento deste e-book, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando para garantir que a biodiversidade e a saúde do ecossistema estejam cada vez mais integradas para contribuir com uma agricultura verdadeiramente sustentável e cidades mais verdes”, explica o Representante da FAO, Rafael Zavala.

Os espaços verdes em áreas urbanas e periurbanas devem ser considerados de grande relevância no planejamento e na gestão das cidades, uma vez que mitigam sérios impactos negativos decorrentes da degradação natural que os centros urbanos apresentam. Desta forma, podemos entender que a promoção da educação ambiental, especialmente relacionada ao verde urbano, torna-se peça-chave na construção de cidades saudáveis e sustentáveis, com espaços verdes de qualidade.

Com escrita leve e didática, a publicação tem como público-alvo pessoas em geral que convivem predominantemente nas cidades, crianças, adolescentes, adultos, idosos que

plantam e cuidam de árvores em seus quintais, contemplam a natureza urbana, frequentam parques e praças públicas e zelam pela natureza.

Serviço

Evento “Verde Urbano: Restaurando as Cidades”