FAO no Brasil

Ministério da Integração Nacional do Brasil e FAO assinaram novo acordo de cooperação

08/11/2017

Brasil e FAO fortalecerão a capacidade dos países para promover o desenvolvimento territorial e rural para diminuir as desigualdades e avançar em direção à inclusão social.

Santiago, Chile - O Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) unirão forças para promover o desenvolvimento rural e territorial nos países da América Latina e do Caribe.

O Ministro da Integração Nacional do Brasil, Helder Barbalho, e o Oficial Principal de Políticas da FAO para a América Latina e o Caribe, Adoniram Sanches, assinaram ontem o novo acordo de cooperação internacional.

"O Brasil promove políticas públicas locais que garantem o acesso de todos a alimentos e a uma vida plena. Mas, além de políticas para brasileiros, o Brasil acredita na missão global da FAO. Isso nos leva a debater, trocar experiências e trabalhar em conjunto. Essa é a vontade do governo brasileiro ", disse o ministro Barbalho.

O acordo visa fortalecer a capacidade dos países de implementar políticas que permitam reduzir as desigualdades territoriais e promover o desenvolvimento rural sustentável.

"Estamos em um momento crítico na história da América Latina e do Caribe: pela primeira vez em décadas, a fome está crescendo. Portanto, hoje mais do que nunca temos que unir forças e promover a cooperação entre os países ", disse Adoniram Sanches.

O memorando de entendimento assinado na cidade de Santiago, no Chile, destaca três áreas específicas nas quais se concentrará o trabalho conjunto do Ministro da Integração Nacional do Brasil e da FAO.

A primeira será o fortalecimento da Rede Latino-Americana de Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional (REDE), criada em 2013 com o apoio da União Europeia, da OCDE e da CEPAL.

A segunda área de trabalho estará focada em apoiar as políticas nacionais de redução das desigualdades entre as regiões dos países e promover o desenvolvimento rural sustentável.

"Trabalharemos com as comunidades para encontrar soluções que respeitem a identidade e a cultura local, por meio da troca de experiências, aprendizagens e práticas inovadoras de desenvolvimento rural", explicou Sanches.

Avançar rumo à inclusão social e à redução das desigualdades nas áreas rurais, com melhor distribuição de oportunidades e de acesso a bens e serviços públicos de qualidade, é o terceiro objetivo da colaboração entre a FAO e o Ministério.

As ações serão implementadas pelas autoridades brasileiras, o Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe e a Representação da FAO no Brasil, em articulação com o Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

"A fome não terá fim sem um desenvolvimento efetivo e equitativo entre as diversas regiões dos países. Isso requer soluções inovadoras, parcerias e cooperação. É por isso que a FAO está trabalhando em estreita colaboração com os países para que, mediante a cooperação Sul-Sul, a América Latina e o Caribe continuem a compartilhar soluções de desenvolvimento, envolvendo todos os atores ", disse Sanches.

Soluções público-privadas para avançar rumo à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

A assinatura do acordo entre a FAO e o Brasil ocorreu durante a abertura do seminário regional Agenda 2030, mecanismos inclusivos: realidades e possibilidades com o setor rural privado.

O evento de dois dias reunirá líderes de agricultura familiar, empresas privadas e altos funcionários governamentais dos países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) Ampliado: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Os participantes buscarão soluções para construir sistemas alimentares inclusivos e saudáveis na região, que lhes permitam enfrentar o aumento da fome ocorrido nos últimos anos, bem como combater a pobreza rural e o aumento explosivo do excesso de peso e da obesidade.

Para isso, é essencial identificar quais são as políticas públicas necessárias para conseguir uma maior e melhor participação da agricultura familiar nos sistemas alimentares.

Brasil e FAO: uma história bem sucedida de cooperação Sul-Sul

Com o novo acordo assinado, o Brasil e a FAO continuam uma longa e bem sucedida trajetória de cooperação Sul-Sul trilateral.

Desde 2008, o governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a FAO trabalham juntas para promover o desenvolvimento rural sustentável, a agricultura familiar e a segurança alimentar e nutricional nos países da América Latina e do Caribe.

Por meio do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, são executados projetos em toda a região nas áreas de alimentação escolar, fortalecimento de organizações da sociedade civil e do setor algodoeiro, apoio à segurança alimentar e nutricional, eliminação da pobreza e promoção de políticas agroambientais, entre outros.