FAO no Brasil

Experiência em El Salvador promove educação alimentar e nutricional em 22 centros escolares

Foto: @FAO, El Salvador
17/11/2017

A iniciativa de Escolas Sustentáveis, reconhecida como Tecnologia Social, é uma das finalistas do Prêmio Banco do Brasil na categoria internacional.

Brasília – O município de Aquitizaya, localizado a 83 km ao norte de San Salvador, em El Salvador, vem implementado desde 2013 a iniciativa Escolas Sustentáveis, uma referência de programas de alimentação escolar sustentáveis.

A iniciativa é desenvolvida por meio da articulação entre diversos setores relacionados à alimentação escolar, da participação social, da educação alimentar e nutricional para a promoção de hábitos saudáveis por meio de hortas escolares, da adoção de cardápios adequados e da compra de produtos da agricultura familiar local para a alimentação escolar.

Todos os dias a alimentação escolar dos estudantes de 22 centros escolares do município é enriquecida com vegetais colhidos nas hortas implementadas nas escolas e com os alimentos produzidos pelos agricultores familiares da região. Esta Tecnologia Social salvadorenha é uma das finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil, na Categoria Internacional.

O prêmio busca promover as tecnologias sociais como ferramentas de baixo custo e com a participação das comunidades para o desenvolvimento sustentável. Esta foi a primeira edição que contou com a categoria de tecnologias internacionais.

As categorias da premiação estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030.

Uma iniciativa que envolve a todos

Na iniciativa de Escolas Sustentáveis de El Salvador, as mães que preparam a alimentação escolar receberam capacitação adequada em temas como inocuidade alimentar e manipulação apropriada de alimentos com a finalidade de promover hábitos higiênicos dentro da cozinha de cada centro escolar. Além disso, investiu-se na melhoria de cozinhas, refeitórios e despensas dos centros de ensino.

Esta metodologia mobiliza professores, pais e alunos, governo e sociedade civil para o planejamento e a execução integradas de atividades para que se obtenha sucesso. O chefe da Unidade de Segurança Alimentar e Nuticional de Atiquizaya, Moisés Moran Murga, apontou que a iniciativa “permitiu a união de vários atores para promover o desenvolvimento da economia local, com a compra de produtos da agricultura familiar para garantir uma alimentação completa às crianças em idade escolar, assim como também contribuiu para uma mudança cultural na alimentação familiar”.

Hortas escolares

De 2013 a 2017, por meio das Escolas Sustentáveis, foram implantadas hortas escolares em 22 unidades de ensino em Atiquizaya, das quais 17 são mantidas pelo município. Diariamente, ao redor de 30.400 alunos recebem alimentos, incluindo frutas e verduras, além de educação alimentar e nutricional. Participam 147 associações de produtores que fornecem frutas, verduras e ovos às escolas. O projeto foi reproduzido em outros dois municípios do país, Izalco e Jiquilisco

Prêmio

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social 2017 tem a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A cerimônia de premiação será realizada no 23 de novembro, na cidade de Brasília, Distrito Federal.

Os finalistas internacionais receberão troféus e um vídeo sobre a iniciativa, além de participarem no Fórum Internacional de Tecnologia Social, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília.

Para conhecer as Tecnologias Sociais finalistas, acesse: fbb.org.br/finalistas.