FAO no Brasil

Fórum Internacional debate perspectivas e caminhos para tecnologias sociais

Foto: Thays Puzzi/FAO Brasil
21/11/2017

Evento, que conta com a parceria da FAO, reune especialistas e finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social  

Brasília – Teve início na manhã desta terça-feira (21), em Brasília (DF), o Fórum Internacional de Tecnologia Social. O objetivo é permitir a troca de experiências entre os participantes e a formulação de propostas para fortalecer políticas públicas e ações de empresas e da sociedade civil voltadas à promoção das tecnologias sociais no Brasil. O evento, que ocorre até o final da tarde dessa quarta-feira (22), reúne especialistas, pesquisadores, representantes do poder público e de entidades certificadas, além dos finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017.

Alan Bojanic, Representante da FAO no Brasil, durante a abertura do evento, lembrou que “estamos em um mundo que de um lado temos altas tecnologias e de outro temos pequenos produtores nas florestas ainda com práticas tradicionais que também precisam ser aprimoradas”. Ele ressaltou que ambas tecnologias estão postas e as duas têm de ser valorizadas e entendidas para que resultem em melhorias na vida no campo, principalmente, das populações mais vulneráveis.

Também participaram da mesa de abertura Marcelo Santos Sousa, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Fátima Amazonas, do Grupo Banco Mundial, Luciana Aguiar, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além do presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Ramatiz Lopez Soares. O evento ainda contou com a palestra magna do especialista Hernán Thomas cujo tema foi: "Novos Desafios para a Tecnologia Social: Estratégias de Desenvolvimento Inclusivas, Sustentáveis e Sistemas Tecnológicos Sociais".  

As tecnologias sociais têm cumprido, no Brasil, um importante papel de promoção de inclusão e desenvolvimento social. A partir da sua lógica de concepção e execução democrática e participativa, as tecnologias sociais se afirmam como um caminho eficaz para a solução de problemas centrais da sociedade ao mesmo tempo em que atingem objetivos pedagógicos e de empoderamento ao posicionar seus beneficiários como figuras protagonistas de sua idealização e realização. 

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais

Na próxima quinta-feira (23) ocorrerá, também em Brasília, a cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017. A experiência de Escolas Sustentáveis da cidade de Aquitizaya, em El Salvador, é uma das finalistas da premiação na categoria Internacional. A iniciativa, apoiada pelo Programa de Cooperação Brasil-FAO, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promove a educação alimentar e nutricional em 22 centros escolares.