FAO no Brasil

Fundação Banco do Brasil concede prêmio às tecnologias sociais nacionais e internacionais

Todas as categorias do prêmio estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foto: Thays Puzzi/FAO
24/11/2017

A FAO foi uma das organizações apoiadoras do prêmio que, pela primeira vez, reconheceu uma experiência internacional

Brasília - Durante cerimônia na noite dessa quinta-feira (23), em Brasília, foram revelados os vencedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais 2017. O evento contou com a participação dos três finalistas de cada uma das categorias nacionais e da categoria internacional. A tecnologia social Caminos de la Villa, da Argentina, foi o vencedor internacional.

O Prêmio da Fundação BB, realizado a cada dois anos, busca promover tecnologias sociais como ferramentas de baixo custo e com a participação de comunidades para o desenvolvimento sustentável. Esta foi a primeira edição que incluiu a participação de tecnologias internacionais.

Todas as categorias do prêmio estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas para a Agenda 2030.

O presidente da Fundação do BB, Asclépius Ramatiz Soares, destacou a alegria de "receber os irmãos da América Latina para o reconhecimento de iniciativas transformadoras".

Lilian Romera, que representou a FAO na cerimônia, disse que o Prêmio é uma oportunidade para a troca de experiências e de boas práticas nacionais e internacionais, e que o Brasil apoia permanentemente a divulgação dessas boas práticas e políticas públicas de sucesso. Ele também acrescentou a importância de gerar tecnologias que sejam úteis para o desenvolvimento das comunidades, especialmente aquelas mais vulneráveis e que “a FAO disponibiliza toda a sua rede para a disseminação de tecnologias sociais vencedoras”.

Escolas Sustentáveis

Um dos finalistas da categoria internacional foi a iniciativa das Escolas Sustentáveis, realizada no município de Atiquizaya, localizada a 83 quilômetros ao norte de San Salvador, em El Salvador.

Desde 20013, esta iniciativa tem sido implementada como referência para programas sustentáveis de alimentação escolar. A prefeita de Atiquizaya, Ana Luisa Rodríguez, participou da cerimônia em Brasília e explicou que as Escolas Sustentáveis permitiram melhorar o nível nutricional de todas as crianças nas escolas e, além disso, diminuir o abandono escolar.

Esta tecnologia social internacional certificada pela Fundação entrega alimentação escolar, todos os dias, para estudantes em 22 escolas do município, especialmente por meio da compra de produtos de agricultores familiares locais. Participam 147 associações de produtores que entregam frutas, vegetais e ovos nas escolas.

A iniciativa das Escolas Sustentáveis da Atiquizaya tem o envolvimento e a articulação entre os diversos setores relacionados à alimentação escolar e participação social de pais, professores, comunidade escolar, governo, agricultores, entre outros, que planejam e executam as atividades de forma integrada.

Na área de educação alimentar e nutricional, as escolas promovem hábitos saudáveis por meio de hortas escolares pedagógicas e a adoção de cardápios saudáveis adequados. "Com as hortas, as crianças começaram a produzir vegetais e hortaliças e a comer o que produziam. As hortas contribuíram para a mudança da cultura alimentar ", disse Ana Luisa Rodríguez.

As mães que preparam a alimentação escolar receberam treinamento adequado em temas de segurança alimentar e manuseio adequado para promover hábitos de higiene na cozinha de cada escola.

Além disso, foram melhoradas a infraestrutura de cozinhas, refeitórios e despensas dos estabelecimentos de ensino. "Tivemos a oportunidade de melhorar a infraestrutura, com o apoio da cooperação do Brasil, através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação e da FAO que nos assessorou tecnicamente", explicou a prefeita Ana Luisa Rodríguez, da Atiquizaya.

Escolas sustentáveis em 13 países da ALC

Além de El Salvador, outros 12 países da América Latina e do Caribe estão atualmente desenvolvendo a experiência das Escolas Sustentáveis, com o apoio de um projeto regional de fortalecimento de programas de alimentação escolar do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

A iniciativa foi desenhada com o objetivo de estabelecer uma referência para a implementação de programas sustentáveis de alimentação escolar, principalmente a partir de atividades como o envolvimento da comunidade educacional, a adoção de cardápios escolares adequados e saudáveis, a implementação de hortas escolares pedagógicas, a reforma das cozinhas, refeitórios, despensas e a compra direta de produtos da agricultura familiar local para a alimentação escolar.

Prêmio

O Prêmio contou com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Vídeo das Escolas Sustentáveis de El Salvador: AQUI.

Saiba mais sobre a experiência salvadorenha: AQUI.