FAO no Brasil

Saberes e Sabores: o protagonismo das mulheres rurais no resgate da alimentação tradicional e na proteção da biodiversidade

06/07/2018

Brasília, Brasil - Estão abertas até o dia 1º de agosto as inscrições para o concurso Saberes e Sabores: as Mulheres Rurais no resgate da alimentação tradicional saudável e na proteção à biodiversidade. A iniciativa é parte de Campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos. 

Para formalizar a inscrição a/o participante deverá preencher o formulário online disponibilizado no Blog Saberes e sabores, de acordo com a categoria desejada. Não existe limite para o envio de materiais por pessoa ou organização.

Esta convocação busca homenagear o papel fundamental das mulheres rurais na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos, seus conhecimentos tradicionais, além de reconhecer os empreendimentos das mulheres agrícolas cujos produtos e serviços promovem a proteção da biodiversidade.

A convocatória terá dois resultados principais: a documentação multimídia de saberes gastronômicos e um catálogo de produtos e serviços desenvolvidos por mulheres rurais. A ação é acompanhada pelo blog Saberes y Sabores, uma plataforma interativa que divulgará as preparações gastronômicas e os empreendimentos inscritos, no intuito de incentivar a participação de mais mulheres.

Seleção

As instituições organizadoras irão formar um júri especializado que ficará responsável pela seleção das receitas e empreendimentos participantes. Os jurados vão revisar as melhores experiências inscritas, conforme a pontuação, e assim definir os primeiros lugares e menções honrosas. 

Campanha #MulheresRurais, Mulheres com direitos

#MulheresRurais, Mulheres com Direitos é uma campanha regional que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Brasil (SEAD), organiza junto com a Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a ONU Mulheres, o Conselho Agropecuário Centro-Americano do Sistema de Integração Centro-Americano (CAC-SICA), bem como a Diretoria Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai (DGDR/MGAP).