FAO no Brasil

História da fome no Brasil é contada em documentário lançado nessa quinta-feira em Brasília

18/10/2018

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, a Ação da Cidadania, ONG fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, promove, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos 
(PMA) e a produtora MPC Filmes, o lançamento do documentário Histórias da Fome no Brasil.

Com direção e roteiro de Camilo Tavares, o filme é um documentário com a cronologia da fome no país. Do Brasil Colônia, onde foram plantadas as sementes das desigualdades sociais, até as políticas públicas recentes que culminaram na saída do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome divulgado pela ONU, o filme retrata como se deu o enfrentamento deste mal por parte da sociedade e do governo.

"A importância da superação da fome pode ser dimensionada quando se considera que este flagelo perdurou no país durante séculos  e que até recentemente não se vislumbrava a crença de que ela era uma fatalidade que nunca seria revertida", destaca Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, e filho de Betinho.

O filme aponta o pensamento daqueles que “nadaram contra a corrente”, como Josué de Castro, Dom Helder, Betinho e tantos outros, que acreditaram que a fome era um mal reversível, ocasionada pelos próprios homens e suas políticas.  

Serviço:

Histórias da Fome no Brasil

Data: 18/10/18

Local: Cine Liberty Mall, Brasília ( Shopping Liberty Mall)

Horário: 18h30min

Endereço: SCN, Quadra 2, Bloco D, Asa Norte - Brasília

Entrada franca: mediante a entrega de um kg de alimentos para a campanha Natal sem Fome

Classificação etária: Livre