FAO no Brasil

Inovação agrícola pode transformar radicalmente sistemas alimentares

06/05/2019

Milão - A inovação agrícola pode desempenhar um papel fundamental na criação de um mundo sem fome. Esta foi a mensagem que a FAO transmitiu aos participantes da Cúpula Mundial de Inovação em Alimentos Seeds and Chips, onde a agência da ONU também apresentou algumas de suas soluções inovadoras para a agricultura sustentável.

"A inovação agrícola é um elemento-chave que pode transformar radicalmente os sistemas alimentares, proporcionando oportunidades de negócios relacionados com a agricultura, empregos para os jovens e mulheres rurais, e impulsionar o crescimento econômico nacional", disse a diretora-geral adjunta da FAO para Clima e Recursos Naturais, María Helena Semedo, que participou de uma sessão focada nos ODS no evento realizado em Milão.

Semedo também destacou a necessidade de promover sistemas agrícolas agrícolas mais sustentáveis, mudando a forma como crescemos, compartilhamos, preparamos e consumimos nossos alimentos. Nesse sentido, ela pediu aos governos que estabelecessem normas e padrões para incentivar o consumo alimentos saudáveis ​​e nutritivos.

"O mundo precisa de um pacto global contra a obesidade, que leve em conta os alimentos tradicionais e locais. A adoção de padrões globais de dieta saudável também reduziria a proliferação de dietas pobres que permeiam nossos estilos de vida modernos ", disse Semedo.

"Nós realmente percorremos um longo caminho mas, em certo sentido, o nosso próprio progresso parece ser a nossa própria desgraça .. Aprendemos a cultivar alimentos, mas a abundância do que está em nossas mesas está nos matando lentamente. Dietas não saudáveis ​​são a principal causa de doença, incapacidade e morte no mundo", acrescentou.

Semedo elogiou o papel importante de agricultores familiares que produzem mais de 80 por cento dos alimentos do mundo e administram três quartos dos recursos naturais do planeta. A FAO está chamando a atenção para seu papel crítico na alimentação mundial enquanto se prepara para lançar a Década da Agricultura Familiar da ONU no final deste mês.

Soluções inovadoras para o Fome Zero

A FAO acredita que a inovação é a força motriz central de um mundo livre de fome e desnutrição. Isso não implica apenas o uso de novas tecnologias, mas também o uso de produtos, processos ou formas de organização novos ou existentes para aumentar a eficiência, a competitividade e a resiliência.

Na quinta edição das Seeds and Chips Summit (6-9 de Maio), que reúne mais de 350 empresas e organizações e realizou mais de 50 reuniões e eventos, a agência das Nações Unidas mostrou várias dessas soluções inovadoras na agricultura.

Os projetos visam promover a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento rural.

Estes incluem:

• Um aplicativo móvel (FAWEWS) que ajuda os agricultores a identificar, monitorar e administrar a lagarta do cartucho, uma praga devastadora que se alimenta de colheitas. O aplicativo, que atualmente é usado por agricultores na África Subsaariana e em partes da Ásia, não precisa da internet ou da rede móvel e vem em 14 idiomas;

• A técnica de insetos estéreis (TIS), uma tecnologia nuclear que impede a reprodução de pragas de insetos. O TIS foi usado para erradicar a mosca da fruta mediterrânea invasora na República Dominicana, evitando potenciais perdas alimentares significativas. A FAO e os seus parceiros estão considerando expandir o uso de TIS contra outras pragas, como mariposas que destroem a produção de frutas cítricas, uvas e cana-de-açúcar, e mosquitos transmissores de doenças;

• Tecnologia "blockchain" utilizada na cadeia de fornecimento de café. O "blockchain" conecta todas as partes interessadas na cadeia de fornecimento de café, desde o agricultor até o consumidor, garantindo total transparência e melhorando a justiça dentro da cadeia de valor. Na Etiópia, por exemplo, cerca de 400 pequenos agricultores participam do programa FairChain. Ao aplicar a tecnologia blockchain, 45% do valor de cada xícara de café FairChain permanece na Etiópia, aproximadamente quatro vezes o das multinacionais;

• Hidroponia de baixa tecnologia que permite o cultivo de plantas em ambientes áridos. Esta técnica de cultivo sem solo usa até 90% menos água e 75% menos espaço. Pastores vulneráveis ​​e suas cooperativas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza usam a hidroponia para cultivar forragem que, quando misturada com suplementos de concentrado seco, reduz o custo de alimentar de seus animais em aproximadamente 30%;

• Drones utilizados para produção agrícola, para a avaliação de danos causados ​​por desastres naturais, para tornar os esforços de socorro mais rápidos e específicos, detecção de pesca ilegal e apoio à conservação da vida selvagem;

• Blue Fashion: aproveita as algas e a pele de peixe para transformá-las em roupas e acessórios. Caso contrário, esses produtos seriam descartados como resíduos ou vendidos a um preço baixo. Esta iniciativa está gerando empregos e renda para comunidades em algumas das áreas mais pobres do Quênia, como Turkana.

Sessão focada em agricultores familiares

No dia 7 de maio, a FAO conduzirá uma sessão interativa focada no papel dos agricultores familiares: "Inovação para o Fome Zero: aproveitando o potencial dos agricultores familiares".

A FAO, juntamente com as outras agências da ONU com sede em Roma, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), também faz parte da exposição da Cúpula "Os objetivos da excursão" , uma campanha global com o objetivo de criar uma maior conscientização pública e alcançar mais apoio para os 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o SDG2, que se concentra em acabar com a fome.