FAO no Brasil

IFB recebe representante da FAO para palestra sobre sistemas alimentares sustentáveis

01/08/2019

Brasília - Rafael Zavala, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, palestrou para mais de 200 alunos e servidores no Instituto Federal Brasília, no campus Planaltina, sobre o tema “Decênio da agricultura familiar: a realidade brasileira e os desafios para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis”.

Segundo o diretor-geral da unidade, Nilton Cometi, o assunto é correlato e interessa a todos os cursos ofertados pelo campus Planaltina. Zavala apresentou números e gráficos que mostram que problemas relacionados à alimentação vêm crescendo no Brasil, como por exemplo a fome, a desnutrição, a anemia e a obesidade, além de outras doenças crônicas relacionadas à ingestão de alimentos.

Segurança alimentar e nutricional foi outro tópico abordado por Rafael Zavala, que defende a necessidade de consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável, por meio da agricultura familiar. Ele explicou que a FAO busca incentivar o consumo produtos provenientes da agricultura familiar, isto é, mais sustentáveis e saudáveis. Zavala relatou ainda a importância de políticas públicas que aumentam a disponibilidade de alimentos nutritivos e limitem o consumo desenfreado de processados.

Ao final, o público pôde fazer perguntas ao representante da FAO e uma oficina de circuitos agroecológicos, organizada pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos Candombá, aconteceu próximo ao auditório para recepcionar os novos alunos do IFB Planaltina.