FAO no Brasil

Série de pesquisas analisa os principais desafios rurais, agrícolas, alimentares e ambientais da América Latina e Caribe

10/09/2019

Como será a América Latina e o Caribe com mais dois graus de temperatura? Quais são os novos padrões alimentares na região? Qual é a situação atual das mulheres e dos povos indígenas? Quais são as tendências da migração, recursos naturais e desenvolvimento territorial? Como a agricultura da região deve mudar para atender à demanda global por alimentos?

Essas perguntas - e muitas mais - são abordadas pelos autores da Série 2030 Alimentos, agricultura e desenvolvimento rural na América Latina e no Caribe, apresentada hoje pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Instituto do Instituto de Estudos do Peru (IEP).

Esta é uma coleção de 33 documentos nos quais participaram mais de 90 especialistas, que analisaram minuciosamente os principais desafios da região e propuseram formas inovadoras de enfrentá-los.

“Pela primeira vez na história, a maior parte das inovações que afetam o mundo rural está sendo feita por atores que não estão no mundo rural e que não têm uma relação direta com ele. Estamos em um novo cenário completamente diferente de transformações tecnológicas radicais ”, explicou Julio Berdegué, representante regional da FAO, durante a apresentação da série 2030.

Segundo Berdegué, um dos documentos da série destaca que 4.000 startups relacionadas ao setor agrícola na China são inauguradas todos os dias: “Como será o futuro da agricultura em um mundo dessa natureza? É hora de repensar todas as questões relacionadas ao mundo rural e à alimentação ”, afirmou.

Desenvolvimento rural é a chave para o futuro de toda a região

Um dos principais aspectos do mundo rural, destacado por vários autores, é a enorme riqueza das áreas rurais: de acordo com o documento Estado e perspectivas dos recursos naturais e ecossistemas, a região possui capital natural (terra, florestas) e recursos não renováveis ​​(petróleo, gás e minerais) que contribuem com 17% para o crescimento de sua riqueza. É a segunda região global com a maior contribuição do capital natural para sua riqueza.

90% do território da América Latina e do Caribe podem ser considerados rurais, explica o documento Desenvolvimento rural e sustentável, fato impressionante que destaca imediatamente sua importância: “O setor agrícola é o principal setor exportador de bens da região ”, explicou Martín Piñeiro, diretor da Comissão de Assuntos Agrícolas do Conselho Argentino de Relações Internacionais, na apresentação.

Trabalhar com esses territórios é fundamental porque, “das 169 metas estabelecidas para alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável, 78% têm o mundo rural como cenário, pelo menos parcialmente, e 1 em cada 5 metas é exclusiva ou fundamentalmente rural”, conforme explicado no documento de resumo da série Transformação rural: pensando o futuro da América Latina e do Caribe.

“O rural na América Latina e no Caribe é de importância planetária. Alimentamos uma parte importante do planeta. O mundo rural não é apenas agricultura, mineração e florestas, mas é essencial enfrentar as mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade ”, explicou Carolina Trivelli, pesquisadora principal do IEP.

Recursos naturais e mudanças climáticas

 

A região possui a maior reserva de solos aráveis ​​do mundo (576 milhões de hectares, equivalente a 30% do total mundial); 30% das reservas de água renovável do planeta; 25% das florestas; 46% das florestas tropicais; e 30% da biodiversidade mundial, explica o trabalho Inovação, agregação de valor e diferenciação, que analisa as estratégias para o setor agroalimentar.

Mas todos esses recursos devem ser utilizados e tratados à luz das mudanças climáticas: Segundo a pesquisa Situação rural na América Latina e no Caribe, com 2 graus de aquecimento, projeta-se que toda a região exceda dois graus Celsius do aumento médio da temperatura por volta de 2050.

Mudanças nos sistemas alimentares e desafios sociais

O documento que analisa os novos padrões alimentares destaca que a maior quantidade e variedade de alimentos na região permitiu reduzir com sucesso o número de populações subnutridas, passando de 62,6 para 39,3 milhões entre 2000 e 2017, um declínio que excede quase quatro vezes a média mundial, segundo seus autores.

O inverso dessa mudança ocorreu na obesidade: “a taxa de excesso de peso em adultos aumentou mais de 20 pontos percentuais, de 33,3% para 57,7%, entre 1975 e 2015. No mesmo período, a taxa da obesidade em adultos triplicou, passando de 7,8% para 23,6% ”, alertaram.

O aumento da pobreza - que cresceu após 20 anos de redução sustentada,= em 2 pontos percentuais, de 46,7% para 48,6%, segundo a pesquisa A Agenda 2030 e a transformação dos territórios rurais: um desafio Para as instituições latino-americanas, aliadas às mudanças climáticas, insegurança e violência, elas estão impulsionando a migração.

“Os migrantes da América Latina e do Caribe são estimados em 28,5 milhões de pessoas, representando 4,8% de sua população total. Desde 1970, o peso dos imigrantes intra-regionais aumentou de 24% para 63% do total de migrantes na região em 2010 ”, explicou Fernando Soto-Baquero no documento Migração e desenvolvimento rural durante a apresentação.