FAO no Brasil

10ª Edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária celebra consolidação do setor no mercado nacional

28/11/2019

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária chega à sua 10ª edição ainda mais forte. O evento, que acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro 2019, dispõe-se a celebrar o crescimento e a consolidação do segmento da Agricultura Familiar (AF) cada vez mais presente nos mercado da Bahia e do Brasil.  

O Governo do estado vem fazendo da agricultura familiar uma das principais forças do desenvolvimento do estado e, por meio do programa Bahia Mais Forte, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, vem promovendo um conjunto de ações direcionadas para o fortalecimento desse segmento, responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos.

Ações como a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), a implantação de agroindústrias para processar e agregar valor aos produtos da agricultura familiar, ações de comercialização para escoamento da produção e acesso ao mercado, e distribuição de mudas frutíferas sao ações que asseguram o desenvolvimento rural da Bahia. 

Para marcar os 10 anos da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o evento contará com a exposição fotográfica Expoentes da Agricultura Familiar, uma homenagem a personagens que contribuíram para a construção da história da agricultura familiar baiana.

Além disso, o evento serviu de palco para o lançamento de um novo selo da agricultura familiar, que se tornará obrigatório pelas associações e cooperativas a partir de portaria da SDR. Ainda, a Bahia também se tornou o primeiro estado a aderir oficialmente à Década da Agricultura Familiar, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Adesão da Bahia à Década da ONU da Agricultura Familiar

estado da Bahia aderiu, nesta quarta-feira (27), à Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar 2019-2028, durante a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro.

O Termo de Adesão e Compromisso, assinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), garante o compromisso de implementar e ampliar ações, projetos e programas de fortalecimento social e econômico. Contribuindo, assim, para ampliar a produção e a oferta de alimentos saudáveis e o enfrentamento da fome e da pobreza rural.

Para o período de 2020 a 2022, a SDR, mediante suas unidades operacionais, se comprometeu com a aplicação de R$ 1 bilhão em projetos e atividades voltados aos propósitos do Termo de Adesão e Compromisso.

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que a Bahia é o primeiro estado brasileiro a se comprometer com a iniciativa, que representa um grande marco mundial: “É um momento importante para agricultura familiar da Bahia, do Brasil e do mundo. Durante os próximos 10 anos que marcam a Década, uma série de eventos demonstrará a importância que a agricultura familiar tem”.

Segundo o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, a expectativa é que a Bahia sirva de exemplo para que outros estados passsem a se comprometer com a Década. Deixou claro, também, que existe um compromisso do governo para fortalecer as políticas públicas que colocam a AF como impulsora desse desenvolvimento: “A agricultura familiar é uma chave para o desenvolvimento e uma das chaves é precisamente o cooperativismo. A Bahia tem uma grande oportunidade porque já tem o compromisso de governo com potencial técnico dentro do estado”.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia