FAO no Brasil

Webinar discute soluções para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul Trilateral durante a pandemia

25/09/2020

Pela primeira vez, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (CdE/WFP) estão organizando conjuntamente um webinário em celebração ao Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, comemorado oficialmente no dia 12 de setembro.

O evento terá como tema “O papel das soluções digitais no fortalecimento da Cooperação Sul-Sul Trilateral (CSST) no contexto da COVID-19”. O objetivo do evento é aumentar a conscientização sobre como as soluções digitais podem apoiar a implementação da CSST e contribuir para a transformação dos sistemas alimentares, para o benefício dos pequenos agricultores rurais, em um contexto de pandemia.

Representantes da ABC e das três agências da ONU apresentarão exemplos, já em prática, de como soluções digitais tem procurado atender às necessidades imediatas e de médio prazo dos agricultores familiares no contexto da pandemia.

O evento tratará de temas como desenvolvimento rural, especialmente com foco na agricultura familiar, fará uma reflexão sobre como soluções digitais podem contribuir para melhorar a inserção dos agricultores familiares nos mercados e apresentará aplicativos em desenvolvimento e/ou já em utilização que poderiam ser incorporados nos projetos de CSST.

O webinário também será uma ocasião para que a ABC, as instituições brasileiras cooperantes e as Agências renovem seu compromisso de trabalhar juntos no apoio aos países, no contexto da celebração do Dia da CSS.

CSST

A implementação da CSST é marcada por intercâmbios de experiências entre os países, principalmente de modo presencial, em que técnicos das instituições brasileiras cooperantes vão ao país parceiro ou em que técnicos desses países vem ao Brasil para promover o compartilhamento de experiências e capacitações. No entanto, devido às restrições de viagens internacionais, ao isolamento social e às medidas de segurança impostas pela pandemia, outras formas de trabalho têm sido buscadas com o apoio de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

TICs

A pandemia da COVID-19 está acelerando a transformação digital inclusive na agricultura, reinventando serviços de extensão, de mercados, financeiros e relacionados as distintas cadeias de suprimentos. No entanto, é igualmente importante focar nas questões de infraestrutura, como a falta de eletricidade, acesso à Internet e logística, para evitar a exclusão de uma parcela importante dos produtores rurais.

Devido às medidas de distanciamento social, a necessidade de opções digitais sob medida para comunidades rurais é ainda mais urgente, especialmente para territórios vulneráveis e grupos com limitação de serviços digitais e financeiros.

A aplicação de soluções digitais não apenas reduz o risco de propagação do vírus COVID-19, mas também aumenta a eficiência em meio a uma possível escassez de emprego. As ferramentas digitais, quando projetadas corretamente, podem garantir que os alimentos e as informações cheguem às populações mais vulneráveis. As soluções digitais podem desempenhar um papel fundamental na criação de oportunidades novas e mais desafiadoras para os jovens que entram no mercado de trabalho nas áreas rurais.

Por fim, há uma demanda crescente por soluções de TIC por parte de entidades do setor privado interessadas em estabelecer uma relação formal com os pequenos produtores e suas associações, permitindo uma melhor inclusão de sua produção no mercado. Essas ferramentas digitais podem não ser necessariamente usadas pelos pequenos produtores, mas terão um impacto positivo em suas receitas e segurança alimentar.

Serviço:

  • Webinário: Soluções Digitais para a Cooperação Sul-Sul em tempos de COVID-19
  • Local: Online. Inscrições aqui.
  • Data: 30/9 às 16h30 de Brasília

Fonte: ABC