FAO no Brasil

Seminário internacional promove troca de experiências entre países sobre agroecologia e agricultura familiar

23/02/2021

No âmbito do projeto de cooperação internacional Semeando Capacidades, cinco países da região e especialistas da FAO são convidados a compartilhar suas iniciativas em políticas públicas em agroecologia.

Bogotá, 23 de fevereiro de 2020 - Nos dias 9 e 10 de março, o projeto de cooperação sul-sul trilateral Semeando Capacidades promove o seminário internacional virtual Agroecologia, agricultura familiar e ODS: políticas públicas na América Latina (10h Brasil). O objetivo é socializar e trocar experiências entre países latino-americanos sobre políticas públicas de agroecologia, identificando lições aprendidas e desafios comuns em torno de três eixos: sociedades rurais prósperas e inclusivas; sistemas alimentares e dietas sustentáveis; e gestão sustentável dos recursos naturais e resiliência dos meios de subsistência. O seminário também conta com o apoio da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF Mercosul) e está articulado com a iniciativa da FAO de ampliar a escala da agroecologia. Para se inscrever no seminário, clique aqui.

O projeto Semeando Capacidades é implementado na Colômbia e no Brasil em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

Durante os painéis, serão apresentadas experiências da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Nicarágua. No seminário internacional virtual está prevista a participação de representantes da Colômbia, Brasil e FAO parceiros no projeto Semeando Capacidades, bem como interessados ​​em políticas públicas de agroecologia, organizações e redes agroecológicas, academia, centros de pesquisa, ONGs e governos. países da região. O evento será transmitido no canal das Nações Unidas na Colômbia no YouTube: dia 9 aqui e dia 10 aqui.

Semear Capacidades

O projeto Semeando Capacidades busca fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, sendo um importante instrumento de apoio para que a agricultura do país cumpra seu papel de contribuir para a transformação econômica, social e política. Iniciado em novembro de 2019, o projeto está dividido em quatro componentes: extensão agrícola, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação.

Informação:

  • Seminário virtual internacional Agroecologia, agricultura familiar e ODS: políticas públicas na América Latina.
  • Dias 9 e 10 de março.
  • Horário: 10h Brasil
  • Para se inscrever no seminário, clique aqui.