FAO no Brasil

OMC e FAO anunciam cooperação reforçada em comércio e segurança alimentar

17/04/2015


A colaboração se iniciará com um relatório sobre os mercados de produtos básicos agrícolas

Genebra - A Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) vão reforçar a cooperação em questões relacionadas ao comércio e a segurança alimentar, oferecendo assistência mútua em tópicos relevantes, tais como o funcionamento dos mercados internacionais de grãos.

O Diretor-Geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, se reuniu hoje, em Genebra, com o colega da FAO, o também brasileiro José Graziano da Silva, para o anúncio desse acordo.

"A segurança alimentar está estreitamente relacionada ao comércio e é, portanto, um elemento importante do nosso trabalho na OMC", disse Azevêdo. "Estou muito satisfeito – acrescentou - de que agora podemos melhorar o nosso trabalho sobre essa questão crucial que afeta a tantas pessoas, por meio de uma parceria mais estreita com a FAO".

Colaboração concentrada nos mercados de produtos básicos

A OMC vai participar dos trabalhos preparatórios de uma das principais publicações da FAO, O estado dos mercados de produtos básicos agrícolas, que este ano se concentrará sobre o comércio e a segurança alimentar. Os dirigentes da FAO e da OMC discutiram como o relatório poderia apontar evidencias e uma maior clareza sobre uma série de questões relacionadas com a governança dos fluxos comerciais e a busca de uma segurança alimentar mais ampla. A FAO também vai realizar um simpósio sobre a segurança alimentar na OMC em 5 de junho.

Levando em conta o importante papel dos mercados de alimentos abertos e reforçados para apoiar os objetivos de segurança alimentar, os dois diretores-gerais analisaram como melhorar as oportunidades de comércio e o sistema de comércio multilateral e como eles poderiam ajudar a criar um ambiente global mais favorável para segurança alimentar e agricultura sustentável.

"Estou profundamente comprometido para continuar a desenvolver o nosso trabalho em conjunto com a OMC, já que a segurança alimentar e o comércio podem jogar juntos um importante papel com intuito de contribuir com o mandato da FAO", disse Graziano da Silva.

Durante o encontro, os dois também discutiram a atual situação das negociações comerciais da Rodada de Doha, e os esforços que os governos estão fazendo para conseguir um bom resultado.

A FAO e OMC vão reforçar a colaboração em apoio às regras do comércio internacional e da segurança alimentar.