FAO no Brasil

Brasil sedia oitava reunião do Subcomitê de Aquicultura da FAO

05/10/2015

Começou nesta segunda-feira (05/10) e segue até a sexta-feira (09/10) a oitava reunião do Subcomitê de Aquicultura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O encontro reúne representantes de 50 países e oito Organizações não Governamental (ONG) que vão debater, entre outros temas, a contribuição da aquicultura para a segurança alimentar e nutricional, empregos decentes no setor pesqueiro, a sustentabilidade ambiental e o combate a pesca ilegal.

O representante da FAO no Brasil Alan Bojanic participou da cerimônia de abertura. “Sabemos que a pesca desempenha um papel significativo no combate a fome e a pobreza. É um setor importante globalmente e esse encontro vai fortalecer as estratégias para que este segmento seja cada vez mais valorizado”, ressaltou Bojanic.

O encontro também contou com a presença do ministro da Pesca e da Aquicultura do Brasil, Helder Barbalho. O ministro recordou que a iniciativa de realizar o evento no país se deu após a assinatura de uma parceria entre a FAO e o Brasil no âmbito da 39ª Conferência da Organização, realizada em Roma no mês de junho.

“O Brasil como anfitrião tem o prazer de ser palco das discussões mais relevantes para o setor, compreendendo a importância da aquicultura na proteção de proteína de qualidade, no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda, com isto, garantindo o fortalecimento da economia, segurança alimentar e distribuição de alimentos para combater a fome e a miséria e garantir saúde e qualidade para a nossa população”, salientou o ministro Helder Barbalho.

COFI

O Comitê de Pesca (COFI) é um órgão auxiliar do Conselho da FAO. Foi criado durante a 13º Conferência da FAO em 1965. Atualmente, o Comitê é o único fórum mundial intergovernamental que avalia as principais questões e problemas internacionais da pesca e aquicultura, além de formular recomendações para os governos, as organizações regionais de pesca, as ONG, os pescadores, a FAO e a comunidade internacional, de forma periódica e mundial.

O COFI é constituído por dois subcomitês, o de comercio pesqueiro e o de aquicultura. O Subcomitê de Aquicultura foi criado em 2001 e podem fazer parte representante de países membros da FAO. Entre as principais funções do subcomitê estão: determinar e avaliar as principais questões e tendências no desenvolvimento da aquicultura mundial, recomendar ações internacionais para fazer frente às necessidades de desenvolvimento da aquicultura e assessorar na preparação de analises técnicas para o setor.