FAO no Brasil

Países da América Latina apresentarão trabalhos científicos sobre algodão durante Conferência Mundial em Goiânia

29/04/2016

O evento internacional é uma oportunidade para conhecer o que há de mais avançado em pesquisas sobre a cadeia de valor do algodão no mundo

Brasília - Um grupo formado por representantes de seis países da América Latina participarão da Conferência Mundial de Pesquisa do Algodão, que acontecerá de 2 a 7 de maio, na cidade de Goiânia, em Goiás. Dos seis convidados, cinco países apresentarão trabalhos científicos durante o evento. O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, participará do evento e afirma que a Conferência será um importante espaço para fortalecer também a Cooperação Sul-Sul.

“A Cooperação Sul-Sul é um instrumento importante para buscar mecanismos de sucesso e compartilhá-los entre os países, promovendo um valioso intercâmbio. A experiência da FAO com esse modelo de cooperação triangular tem se mostrado bastante efetiva e esperamos que os resultados sejam cada vez melhores e que vidas e histórias de agricultores e agricultores familiares possam ser mudadas a partir desse trabalho”, ressaltou Bojanic.

A Conferência também vai propiciar uma oportunidade para conhecer e se atualizar sobre os últimos resultados das principais pesquisas realizadas no mundo sobre o tema, assim como promover a troca de experiências entre os países.

Entre os temas da Conferência estão o melhoramento e o desenvolvimento de cultivos; a proteção da cultura (incluindo doenças e pragas e seu manejo); as tecnologias de colheita e pós-colheita; o processamento e a qualidade da fibra; a economia e a competitividade da cultura do algodão; a dinâmica social da cultura e transferência de tecnologia; além da medição da sustentabilidade nos sistemas de produção de algodão e o tema de gênero na cadeia produtiva, entre outros.

A participação da Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Paraguai e Peru faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), FAO e os países parceiros do projeto Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul, que tem como um dos eixos o trabalho de promoção do desenvolvimento das capacidades desses países no setor algodoeiro.

O desenvolvimento dessas capacidades é executado por meio da validação e da difusão de tecnologias inovadoras em sistemas sustentáveis de produção de algodão; apoio a sistemas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) como um suporte à agricultura familiar, além da promoção do encadeamento produtivo e desenvolvimento de mecanismos de comercialização alternativos da fibra e derivados, identificação e apoio a novas oportunidades para algodões diferenciados, sempre com a finalidade de aumentar a competitividade desse setor em sua diversidade.

Sete países da América Latina sãos parceiros nesse projeto que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do algodão nesses países e ampliar as capacidades e os níveis de coordenação interinstitucional para o fortalecimento do setor. Esta iniciativa regional também apresenta a possibilidade de avançar em direção a mercados diferenciados, nichos que permitam a agregação de valor e a geração de renda às famílias, incluindo mulheres e jovens rurais.

O projeto de Cooperação Sul-Sul Trilateral, coordenado pela FAO e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), conta com o suporte técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e o Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência Social do Brasil (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Trabalhos que serão apresentados

 

Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe (FAORLC)

 

  • Perspectivas para o desenvolvimento do algodão no Paraguai, segundo a visão dos custos de transação.
  • Comunicação para o desenvolvimento – mecanismos modificadores de transferência de tecnologia para agricultores familiares algodoeiros.
  • Mulheres algodoeiras: a perspectiva de gênero na cadeia de valor na Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Peru.

 

Argentina

  • Quinze anos de algodão transgênico na Argentina: um balanço parcial.
  • O uso de cultivos de inverno como fonte complementar de nitrogênio para a produção de algodão com irrigação.

 

Brasil

  • Algodão Paraíba: uma proposta de desenvolvimento local integrado no âmbito da agricultura familiar.

 

Paraguai

  • Algodão em plantio direto por tração animal na agricultura familiar.
  • IPTA 212 e IPTA 232: duas novas variedades paraguaias do algodão (gossypium spp).
  • Parâmetros produtivos para o setor algodoeiro no Paraguai: análise da linha de base sobre agricultura familiar.
  • Parâmetros econômicos para o setor algodoeiro no Paraguai: análise da linha de base sobre agricultura familiar

 

Peru

  • Espécies nativas de nematoides entomopatogênicos com potencial para o controle de spodoptera frugiperda  smith. e  s. eridania (stoll)  (lepidoptera: phalaenidae) no Peru.
  • Resposta de uma linhagem de algodão, variedade tanguis para a inoculação com estirpes selecionadas de bactérias promotoras do crescimento (pgpr) em condições controladas, no departamento de Ica, Peru.
  • Melhoramento genético de variedades de fibra extralonga no Peru.

 

 

Colômbia

  • Desenvolvimento de duas provas piloto de produção de fibra de algodão por meio de dois sistemas produtivos: orgânico e de baixo impacto ambiental.