FAO no Brasil

Chefs e cozinheiros paranaenses celebram dia Mundial da Alimentação com pratos especiais

17/10/2016

Ação faz parte das atividades do Ano Internacional das Leguminosas

Curitiba - Os renomados chefs da cozinha paranaense Gabriela carvalho, Delio Canabrava, Vania Krekniski , Marcos Bortolozo, Claudinei Oliveira, Fernando Matsushita e Luca Calabro que participaram da ação colaborativa  #amofeijão “Semana das Leguminosas nos Restaurantes do Paraná” - que aconteceu até 16 de outubro, celebraram o “Dia Mundial da Alimentação” oferecendo aos clientes pratos especiais com receitas baseadas em plantas leguminosas.

O cardápio variado contou com receitas culinárias típicas do Brasil como feijoada e virado à paulista, mas também o amante da boa gastronomia pode saborear uma salada italiana a base de feijão de verão, acarajé de feijão preto com vinagrete de pernil de leitão e laranja e ainda hambúrguer de grão de bico e especiarias, molho de iogurte e hortelã. Teve também Nachos Maria Dolores - comida genuína mexicana feito a base de feijão. Foram inúmeros os arranjos nutritivos com amendoim, sopas e saladas diversificadas de grão de bico, lentilhas e ervilhas. Para os nordestinos um prato regional chamado baião de dois está sendo colocado a mesa durante a atividade que começou no último dia 10.

Semana das Leguminosas

O evento faz parte da estratégia da FAO no ano Internacional das Leguminosas para alertar a necessidade da produção alimentar e reforçar parcerias em vários setores da economia.

Segundo Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil “alertar para a problemática da fome, pobreza e má nutrição no mundo e reforçar a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento é necessária para a boa produção de alimentos”.  Para o Bojanic “promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento e encorajar a participação da população rural na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida, são diretrizes importantes para que possamos produzir de forma sustentável e alimentos saudáveis para as pessoas”, ressaltou.   

Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

Restaurantes participantes da ação colaborativa: Restaurante Saanga Grill; Restaurante Babilônia; Restaurante Zappata; Bar Jabuti; Restaurante Vila Sabor; Restaurante Mukeka; Bistrô Marbô; Restaurante Armazém Colônia (Restaurante Casa Varela; Restaurante Do Peruano; Hard Rock Café Restaurante; Restaurante Kandoo; Restaurante Limoeiro; Restaurante Velho Oriente; Restaurante O Forninho do Cabral; Cantina do Délio; Restaurante Quintana Café; Restaurante Mediterrâneo Cristal; Banoffi Bistrô; Manekos Bar; Bife Sujo Restaurante e Restaurante Casareccia.

Realização

A ação colaborativa sem nenhum custo aos participantes é uma realização da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  - Sul do Brasil,  da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, IBRAFE –Instituto Brasileiro do Feijão, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento/PR , Instituto Emater/PR, SESC/PR, FEIJAO PÉ VERMELHO, EMBRAPA/PR,  IAPAR/PR, Restaurantes Boa Lembrança,  SENAC/PR,  SMAB Mercado Municipal de Curitiba, SENAR/PR,  UNICAFES, CRESOL e INFOCOS.

Serviço: #amofeijão. “Semana das Leguminosas nos Restaurantes do Paraná”.

Para mais informações sobre o ano Internacional as leguminosas: www.fao.org/pulses-2016

Informações do evento no facebook: amofeijão.

Texto: Mario Milani (FAO escritório descentralizado para a região Sul)