FAO no Brasil

Projeto BIG lança a Iniciativa BIG 2050 com o 1º Edital para apoiar soluções sustentáveis para a Baía da Ilha Grande

13/04/2017

Inscrições para o 1º Desafio BIG já estão abertas

Brasília - Cidadãos engajados com o meio ambiente terão a oportunidade de participar de ação inédita no Rio de Janeiro, o Desafio BIG. Com o propósito de promover a conservação ambiental da Baía da Ilha Grande e sua capacidade de prover serviços ecossistêmicos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Projeto BIG, e a Fundação CERTI lançam o primeiro programa de aceleração de ideias, projetos e empreendimentos de impacto com o foco em solucionar problemas de uma das regiões mais belas e turísticas do país.

O Desafio BIG está inserido no propósito das entidades promotoras de garantir o desenvolvimento sustentável do ecossistema marinho e terrestre do local. A Iniciativa BIG 2050 é desenvolvida entre as três instituições, contando com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A Iniciativa prevê um sistema de monitoramento da saúde ambiental associado a um mecanismo de incentivo para o desenvolvimento de soluções para a Baía da Ilha Grande, o Desafio BIG.

“A Baía da Ilha Grande é uma região ímpar, que abriga uma das mais ricas sócio-biodiversidades do Brasil, ainda muito bem conservada, mas que apresenta uma série de pressões ao ambiente terrestre e marinho. No intuito de aprimorar a gestão e os mecanismos de conservação dessa região, a FAO e o INEA têm atuado há mais de cinco anos por meio do Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande (Projeto BIG). Após esse período foi possível consolidar uma nova estratégia de atuação, trazendo uma inovação na gestão ambiental que culmina na proposição da Iniciativa BIG 2050”, destaca o Gerente do Projeto BIG da FAO, Tiago Rocha.

Para participar do Desafio BIG é necessário se inscrever no site: desafio.big2050.org, entre os dias 10 e 30 de abril. Durante o processo de seleção ocorre também uma capacitação progressiva das propostas para que estas possam ser aprimoradas e apoiadas ao longo do caminho. Ao final, dez propostas poderão ser remuneradas em até R$ 50 mil e apoiadas para o projeto sair do papel.  A Iniciativa BIG 2050 é inovadora na aplicação do conceito de Gestão Integrada de Ecossistemas dentro da esfera pública, criando novos espaços para a participação da sociedade na construção de uma BIG mais sustentável. Acreditamos que o desafio BIG incentivará o surgimento de ideias e soluções inovadoras para a conservação ambiental”destaca o Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Paulo Schiavo.

“Queremos incentivar uma cultura de protagonismo construtivo, onde empreendedores sociais podem fazer a diferença apresentando soluções para as reais necessidades de uma Região”, salienta o Diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI, Marcos Da-Ré.

Saiba mais: http://www.big2050.org.br/