COVER
Guia Metodológico de Comunicação Social em Nutrição



índice

As definições empregadas e a apresentação do material nesta publicação não implicam a manifestação de qualquer opinião por parte da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura relativamente à situação jurídica de quaisquer países, territórios, cidades ou áreas ou das respectivas autoridades ou relativamente à delimitação das suas fronteiras ou limites.

M-80
ISBN 92-5-903367-5

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, total ou parcialmente, por quaisquer métodos ou processos, sejam eles eletrônicos, mecânicos, de cópia fotostática ou outros, sem a autorização escrita do possuidor da propriedade literária. Os pedidos para tal autorização, especificando a extensão do que se deseja reproduzir e o seu objectivo, deverão ser dirigidos ao Director da Divisão de Publicações, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Viale delle Terme di Caracalla, 00100, Roma, Itália.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A AGRICULTURA E A ALIMENTAÇÃO Roma,
© FAO 1999


Hyperlinks to non-FAO Internet sites do not imply any official endorsement of or responsibility for the opinions, ideas, data or products presented at these locations, or guarantee the validity of the information provided. The sole purpose of links to non-FAO sites is to indicate further information available on related topics.

Índice

Prólogo da edição em português

Prólogo da edição em espanhol

Prólogo da edição em francês

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 2: Planejamento de uma intervenção em comunicação social em nutrição

Capítulo 3: Identificação dos problemas nutricionais

Capítulo 4: Causas dos problemas nutricionais

Capítulo 5: Realizando o diagnóstico educativo

Capítulo 6: Formulação dos objetivos

Capítulo 7: Desenho das mensagens

Capítulo 8: Escolha dos meios e combinação de multimeios

Capítulo 9: Produção de materiais de apoio para a comunicação

Capítulo 10: Capacitação dos agentes de desenvolvimento

Capítulo 11: Execução da intervenção em comunicação

Capítulo 12: Avaliação

Referências Bibliográficas

Glossário

Prólogo da edição em português

A disponibilidade de alimentos sadios, seu acesso por todas as pessoas, sua adequada utilização e distribuição entre os membros da família, são fatores importantes para melhorar a situação nutricional e de segurança alimentar das populações urbanas e rurais. A educação alimentar e nutricional tem entre os seus principais objetivos orientar a população para que faça o melhor uso dos alimentos e possa obter uma alimentação adequada, que lhe permita manter bons níveis de nutrição, saúde e bem estar.

Este documento, “Guia metodológico de comunicação social em nutrição”, foi traduzido para o português graças à colaboração entre as direções da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e o Serviço de Programas de Nutrição, Divisão de Alimentação e Nutrição, FAO, Roma. A tradução desse guia foi feita a partir da versão do documento em espanhol e esteve sob a responsabilidade da Nutricionista Tânia Heller da Silva, Coordenadora do Curso de Nutrição do UnicenP - Centro Universitário Positivo -, Curitiba, Paraná, que realizou um excelente trabalho, tanto na tradução como na apresentação do documento. A coordenação dessa atividade no Brasil esteve a cargo da Nutricionista Josely Duraes, Presidente da ASBRAN. Por parte da FAO esta atividade esteve sob a responsabilidade de Teresa A. Calderón, Nutricionista do Serviço de Programas de Nutrição, Direção de Alimentação e Nutrição.

A versão original do documento “Guide méthodologique des interventions dans la communication sociale en nutrition”, foi preparada por um especialista, Dr. Michel Andrien, e publicada em francês em 1993. Valoriza-se muito a proposta do autor sobre a necessidade de se ter um profundo conhecimento das razões e problemas que levam a uma situação de deterioração do estado nutricional antes de iniciar qualquer ação em educação e comunicação nutricional, considerando os problemas produzidos tanto pelo consumo insuficiente de alimentos, como aqueles relacionados ao consumo excessivo.

A versão do guia em espanhol apresenta algumas diferenças conceituais em relação ao documento original (francês), as quais foram mantidas na versão em português. Destaca-se sobretudo, de forma mais explícita, a importância e a necessidade de manter uma dinâmica participativa na execução das diferentes etapas do planejamento de projetos ou atividades em educação e comunicação nutricional. Outro aspecto que se considerou com muita atenção foi a necessidade de identificar, ressaltar e valorizar os hábitos alimentares e comportamentos nutricionais adequados em todas as populações ou grupos com os quais se trabalhe.

Prólogo da edição em espanhol

A versão original do presente documento “Guide méthodologique des interventions dans la communication sociale en nutrition”, foi preparada por um especialista Dr. Michel Andrien e publicada em francês em 1993. Este documento foi produzido pelo Serviço de Programas de Nutrição, Direção de Alimentação e Nutrição, FAO, Roma. Posteriormente foi publicada também a versão inglesa “Social Communication in nutritión: a methodology for intervention”, pela FAO, Roma, em 1994.

Esta versão em espanhol, é o resultado de diversos esforços de colaboração na tradução revisão, finalização e produção da mesma. A tradução e revisão técnica esteve a cargo de um grupo de especialistas cubanos integrado por Manuel Amador, Rafael Barroto, Mercedes Castro, Milsa Cobas, Yolanda Díaz, Raquel Fernández, Raúl Fuillerat, John Gay, Bertha González e Mercedes Torrez. Diversas pessoas especializadas em educação e comunicação em nutrição, também foram contatadas em países latino-americanos para que enviassem seus comentários sobre o documento.

A produção do Guia realizou-se em colaboração com o escritório Regional da FAO para a América Latina e Caribe, Santiago do Chile, onde interveio também uma equipe profissional para a revisão final, edição, diagramação, ilustração e publicação, com a colaboração do Dr. Cecilio Morón, Representante Regional de Alimentação e Nutrição e da Nutricionista Sonia Olivares, do Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos (INTA) da Universidade do Chile. A coordenação desta publicação esteve a cargo da Lic. Teresa Calderón, Representante de Nutrição, Serviço de Programas de Nutrição, Direção de Alimentação e Nutrição, FAO, Roma.

A versão em espanhol, denominada “Guia Metodológica de Comunicación Social en Nutrición”, apresenta algumas diferenças conceituais com relação ao documento original em francês. Destaca-se sobretudo, de forma mais explícita, a importância e a necessidade de manter uma dinâmica participativa na execução das diferentes etapas do planejamento de projetos ou atividades em educação e comunicação nutricional. Outro aspecto que se considerou com muita atenção é a necessidade de conhecer, valorizar e ressaltar os hábitos alimentares e comportamentos nutricionais adequados, em todas as populações ou grupos com os quais se trabalhe.

Valoriza-se muito a proposta do autor sobre a necessidade de se ter um conhecimento profundo das razões e problemas que levam a uma situação de deterioração do estado nutricional (considerando os problemas produzidos tanto pelo consumo insuficiente de alimentos, como aqueles relacionados a um consumo excessivo), antes de iniciar qualquer ação em educação e comunicação nutricional.

Prólogo da edição em francês

A educação alimentar e nutricional é um fator importante para o melhoramento do estado nutricional da população. A Conferência Internacional sobre Nutrição (CIN), organizada conjuntamente entre a FAO e a OMS, em dezembro de 1992, recomendou que se desse prioridade à educação alimentar e nutricional. Este guia sobre comunicação social em nutrição, foi desenvolvido como um instrumento para a promoção e a execução de atividades de educação nutricional, particularmente em países em desenvolvimento.

Este guia foi preparado pelo Dr. Michel Andrien, especialista em comunicação e educação nutricional, em colaboração com profissionais de duas direções da FAO: o Serviço de Programas de Nutrição, Direção de Alimentação e Nutrição, e o Serviço de Apoio de Comunicação para o Desenvolvimento, Direção de Informação. Este trabalho, integrado por nutricionistas e comunicadores, permitiu o desenvolvimento deste Guia como um instrumento prático para o desenvolvimento de atividades em comunicação social em nutrição.

A participação de muitos pesquisadores e trabalhadores de campo em educação alimentar e nutricional, provenientes de países em desenvolvimento, tem sido também uma importante contribuição para a elaboração da metodologia apresentada neste documento. Deve-se mencionar a valiosa cooperação do “Réseau d'Education Nutritionnelle en Afrique”(RENA), que desde 1986 contribui para o enriquecimento da reflexão a respeito da educação e comunicação nutricional, assim como as recomendações da Oficina de Educação Nutricional mediante Meios de Comunicação de Massa, realizada pela FAO em Roma, em 1990. Por outro lado, o conteúdo do Guia foi enriquecido por muitas outras experiências em educação nutricional realizadas em diferentes partes do mundo.

Este guia está dirigido a todos aqueles que estão trabalhando no planejamento e na implementação de atividades de educação e comunicação nutricional, como nutricionistas, comunicadores, trabalhadores de saúde, agrônomos, professores e, em geral, a todos aqueles grupos que trabalham no desenvolvimento de programas de educação e comunicação nutricional, na esfera local ou nacional.

Em cada capítulo desenvolveram-se os elementos técnicos e proporcionaram-se exemplos de atividades para serem implementados em campo. Apresentam-se também fichas técnicas com propostas concretas de ação. Além deste Guia prático, deseja-se também proporcionar ao leitor uma série de referências bibliográficas, incluídas ao final do livro.

A educação nutricional é atualmente objeto de um debate metodológico intenso e ainda não foram encontradas todas as chaves para realizar programas bem sucedidos. Propõe-se esta primeira edição do Guia, a qual será revisada depois de um certo período de utilização, já que se considera que os aspectos relativos à educação e comunicação em nutrição estão em permanente evolução. Neste sentido, serão agradecidas opiniões e comentários sobre o conteúdo deste Guia, assim como propostas concretas para melhorá-lo e espera-se uma contribuição especial, sobretudo dos profissionais de campo que trabalhem em atividades de educação e comunicação nutricional.