Previous Page Table of Contents Next Page


Capítulo 3 Identificação dos problemas nutricionais

Qualquer intervenção nutricional deve ser iniciada com a identificação clara e precisa do problema para o qual será dirigida.

A extensão e magnitude de um problema nutricional, os grupos afetados, sua importância sócio-econômica e sua prioridade como problema de saúde pública, são determinados pelos trabalhadores de saúde mediante a avaliação do estado nutricional da população. Em uma equipe multidisciplinar, o especialista em nutrição será o responsável por conduzir os aspectos relativos à determinação do estado de nutrição de uma comunidade.

As pessoas comprometidas com o desenho e implementação da intervenção de comunicação em nutrição, geralmente não necessitam envolver-se neste exercício. Portanto, este Manual não tratará deste aspecto, oferecendo somente um delineamento muito geral.

Recordemos que os principais problemas nutricionais dos países em vias de desenvolvimento são: a desnutrição calórico-proteica, a anemia por carência de ferro e os transtornos relacionados com a deficiência de iodo e vitamina A.

Entretanto, um número crescente de países enfrenta novos riscos para a saúde vinculados com a alimentação, como as enfermidades cardio e cerebrovasculares, a hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer e condições ligadas a eles como a obesidade.

Evidentemente, as causas destes diferentes problemas não são idênticas em todos os países. Em conseqüência, as possíveis soluções e enfoques são também variados, especialmente naqueles aspectos que se relacionam com os conteúdos educativos e as mensagens que se devem comunicar à população.

Além de algumas mensagens que podem ser quase universais (“consumo de uma alimentação variada”), existem especificidades próprias em cada tema a ser tratado em educação nutricional. Portanto, é necessário definir com precisão o problema nutricional que será objeto da intervenção e as causas que o originam.

O próximo passo compreende uma análise das causas do problema nutricional, na área onde se deseja realizar a intervenção educativa. Esta análise deverá ser realizada por um grupo interdisciplinar, onde se inclua também a participação da comunidade.


Previous Page Top of Page Next Page