Previous Page Table of Contents


Glossário

Atitude: conjunto de crenças afetivas, de motivações, de perspectivas e de conhecimentos, relacionados com um grupo de referência, que predispõem um indivíduo a reagir positiva ou negativamente a estas referências.

Apoio de comunicação: material ou elemento concreto utilizado para transmitir uma mensagem.

Auto-estima: atitude positiva de uma pessoa sobre sua capacidade de executar ou desenvolver condutas específicas.

Comunicação social: conjunto de normas que ditam as interações entre indivíduos da mesma cultura. De acordo com esta definição, pode-se considerar a educação nutricional como uma intervenção cujo propósito é mudar a comunicação social em nutrição.

Conduta: maneira de atuação da pessoa.

Conhecimentos: conjunto de experiências e capacidades intelectuais de um indivíduo.

Currículo: grupo de atividades planejadas para facilitar a aprendizagem: inclui a definição dos objetivos da aprendizagem, o conteúdo, os métodos (incluindo a avaliação), os materiais (incluindo os textos acadêmicos) e os aspectos relacionados com o treinamento dos professores.

Educação: execução de métodos apropriados para garantir o processo de ensinoaprendizagem e o desenvolvimento de um ser humano.

Educação nutricional: grupo de atividades de comunicação para gerar uma mudança voluntária em certas práticas que afetam o estado nutricional de uma população. A meta final da educação nutricional é melhorar o estado nutricional.

Insumos: elementos que serão transformados em produtos e resultados mediante a execução das atividades do programa.

Meio: canal de comunicação.

Marketing: técnicas e métodos para uma estratégia comercial e para o estudo dos mercados comerciais.

Motivação: fenômeno que estimula a ação e a busca de um objetivo.

Resultados: na avaliação de um programa, são os efeitos das intervenções.

Valores: conjunto de crenças e de opiniões relacionadas com princípios ou referências abstratas e com normas de conduta. Os valores mantêm-se durante toda a vida.

Back Cover

Previous Page Top of Page