Página Precedente Índice Página Seguinte


SESSÃO 7: PROMOVER AS HORTAS PARA MELHORAR A NUTRIÇÃO: SEGUNDA VISITA À HORTA


OBJECTIVO

No fim desta sessão, os técnicos de campo deverão ter:

· reforçado os seus conhecimentos e a sua aptidão para trabalhar com as comunidades;

· recolhido e interpretado as informações necessárias para compreender a situação alimentar e nutricional das famílias e das comunidades;

· compreendido melhor a contribuição real e potencial da horta para a segurança alimentar e para o bem estar nutricional das famílias, como base para encontrar soluções e programar melhoramentos com as famílias.

ABORDAGEM GERAL

Durante esta segunda visita às famílias, os participantes vão recolher informações detalhadas e trabalhar com os membros das famílias na avaliação da sua situação alimentar e nutricional. As Sessões 8, 9 e 10 estudarão a maneira de aconselhar as famílias e de ajudá-las a planificar os melhoramentos.

É importante relembrar que o papel dos técnicos de campo consiste em facilitar a aprendizagem e a análise pelas comunidades e pelas famílias locais. Consequentemente, convém insistir na elaboração, etapa por etapa, de um processo de discussão, de análise e de planificação na família ou na comunidade. Este trabalho requer um certo número de visitas de acompanhamento e o estabelecimento de relações de trabalho contínuas com a população local. Um tal processo exige um trabalho de equipa, sensibilidade, e uma certa capacidade de facilitar as trocas. As tarefas e as responsabilidades dos homens e das mulheres, assim como o seu acesso aos recursos, devem ser tomadas em consideração durante o diálogo com as famílias e as comunidades, tanto mais que estas questões têm efeitos significativos nas decisões que tomam os membros da família acerca da alimentação e da nutrição.

ACTIVIDADES

Exame das notas técnicas. Utilizando as notas técnicas da Sessão 7, o formador e os participantes revêem a importância do trabalho de equipa, as capacidades de animação e de comunicação que os técnicos de campo devem possuir no seu trabalho com as famílias e as comunidades, assim como a importância de ponderar o papel dos homens e das mulheres em todas as actividades ligadas à agricultura, à horticultura e à nutrição das famílias.

Revisão e preparação final da Lista de Controlo 2. Com base nos resultados da primeira visita às hortas e das sessões de formação seguintes, o formador anima a discussão que conduz à revisão da Lista de Controlo 2 (ver a Lista de Controlo 2 proposta na presente sessão). Os técnicos de campo devem também rever e discutir as notas que acompanham a Lista de Controlo 2, a fim de assegurar o bom entendimento da finalidade e do significado de cada questão da lista. O formador insiste na importância de considerar a lista de controlo mais como guia de discussão do que como um questionário rígido. Por exemplo, se as questões colocadas na primeira visita à horta necessitam de ser aprofundadas ou verificadas posteriormente, elas devem ser incluídas na Lista de Controlo 2.

Preparação das visitas às famílias. O formador deverá providenciar que as famílias que foram visitadas na primeira visita às hortas sejam de novo visitadas. Quando as famílias têm dois chefes de família, tanto o marido como a mulher deverão estar presentes. A avaliação de terreno durará um dia inteiro.

Os técnicos de campo continuarão a trabalhar nos mesmos grupos em que trabalharam nas visitas e exercícios teóricos anteriores. Antes da visita, cada grupo escolhe um animador e um relator. Cada equipa deverá entrevistar cinco ou seis famílias. O trabalhador de saúde ou o nutricionista do grupo será responsável pela avaliação nutricional (medida do perímetro braquial a meia altura das crianças com idades compreendidas entre 1 e 5 anos).

Segunda visita às hortas familiares. Depois das apresentações, o animador do grupo explica o objectivo desta visita e resume rapidamente os resultados da visita anterior. Cada uma das equipas e suas respectivas famílias iniciam a discussão. As equipas pedem aos membros das famílias para responderem às questões das Secções A, B, C, e D da Lista de Controlo 2 (informações gerais, fontes de alimentos, nutrição, questões ligadas, à partilha dos recursos e do tempo entre homens e mulheres).

Os participantes analisam a horta com os membros da família e pedem-lhes para os ajudarem a completar as Secções E, F, G e H da Lista de Controlo 2 (condições da agricultura, carga biológica, gestão da horta familiar, culturas e criação de animais).

O chefe da equipa anima uma sessão com a família; todos os membros desenham em conjunto o plano da horta (num «papel gigante» ou no chão), identificando as suas principais características físicas e as culturas que ali são praticadas. Este plano servirá de referência para as discussões desta sessão e da Sessão 8.

MATERIAL NECESSÁRIO

NOTAS TÉCNICAS

Mensagens prioritárias

1

Os técnicos de campo, quando trabalham com as famílias, devem ter uma boa capacidade de animar e de comunicar

2

É essencial que os técnicos de campo trabalhem em equipa para ajudar as famílias a melhorarem a nutrição

3

Durante o diálogo com os membros da comunidade é fundamental ponderar o papel dos homens e das mulheres

Os técnicos de campo, quando trabalham com as famílias, devem ter uma boa capacidade de animar e de comunicar

Para além de possuírem conhecimentos e terem competências bem precisas no plano técnico, os técnicos de campo que trabalham directamente com as famílias e as comunidades, devem ter uma excelente capacidade de comunicar e de animar. Um bom animador é também um bom observador e um ouvinte activo, que manifesta interesse no que as pessoas dizem. De um modo geral, um bom animador deverá:

Nos seus contactos com as famílias, os técnicos de campo devem de um modo geral ser sensíveis às práticas culturais e às tradições. Por exemplo, quando não é aceitável que os técnicos de campo do sexo masculino se encontrem com os elementos do sexo feminino de uma família, ou quando o assunto da discussão é considerado como exclusivamente "feminino" (por exemplo, a preparação dos alimentos, a alimentação das crianças, a saúde da mulher ou o planeamento familiar), os técnicos de campo do sexo feminino devem animar a discussão ou organizar sessões de grupo reservadas às mulheres. É por isso que é importante que cada equipa inclua membros do sexo feminino, de preferência em igual número aos do sexo masculino.

É essencial que os técnicos de campo trabalhem em equipa para ajudar as famílias a melhorarem a nutrição

As questões da alimentação e da nutrição tocam várias disciplinas; por isso, é responsabilidade de todos os técnicos de campo que trabalham com a comunidade ajudarem as famílias a resolver os problemas de insegurança alimentar e de malnutrição. Quando, por exemplo, os agentes de divulgação agrícola procuram resolver por eles próprios os problemas, normalmente não consideram senão os aspectos da produção, do rendimento das culturas, dos preços e dos rendimentos; em contrapartida, os nutricionistas e os trabalhadores de saúde procuram sobretudo saber como é que as famílias obtêm a alimentação e se essa alimentação satisfaz as necessidades nutricionais da população. Criando condições que permitam ao pessoal de campo dos diferentes sectores partilharem a informação e trabalharem em conjunto para um objectivo comum, proporciona-se às famílias rurais a possibilidade de utilizarem os serviços técnicos e os meios de produção disponíveis, de modo a poderem intervir nos diferentes aspectos da insegurança alimentar e da malnutrição.

Durante o diálogo com os membros da comunidade é fundamental ponderar o papel dos homens e das mulheres

A distribuição dos papéis segundo o sexo (por exemplo, as responsabilidades assumidas tanto pelos homens como pelas mulheres) deve ser considerada durante o diálogo que visa melhorar a nutrição das famílias. Tal pode ser feito examinando as seguintes questões:

O método que consiste em pedir aos homens e às mulheres para anotarem num caderno, cada um separadamente, as suas respectivas actividades, permitirá saber claramente quem faz o quê e quando, bem como o tempo que as mulheres passam a fazer melhoramentos na horta ou a prestar os cuidados necessários às crianças pequenas.

Pode ser necessário que os participantes se encontrem com as mulheres separadamente. Isto permitirá às mulheres exprimirem as suas ideias e as suas opiniões livremente, sobretudo em meios em que, por razões culturais, não é aceitável que as mulheres falem na presença dos homens ou em público. A participação activa das mulheres na avaliação da situação alimentar e nutricional é importante, permitindo, ao mesmo tempo, responsabilizá-las e garantir que as acções e os melhoramentos relativos à horta possam ser concebidos e planificados de modo a responderem às suas necessidades, sem aumentar a sua carga de trabalho.

LISTA DE CONTROLO 2:

SITUAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E
UTILIZAÇÃO DA HORTA

Nome do animador: ..............................................................

Nome do anotador: ............................... Data: ............................

Nome da aldeia: ............................... Nome da família: ...................

A) Informações gerais

Coloque as seguintes questões a todos os membros da família:

1. Quantas pessoas fazem parte do agregado familiar?

a) Adultos (total): ......... (total dos que trabalham): .........

b) Crianças (faça uma lista dos que têm menos de 15 anos e indique as suas idades):

..................................................................................

2. Quantos membros da família têm trabalho fora da exploração agrícola familiar?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

3. Quais os membros da família com experiência de horticultura, nomeadamente de cultura de legumes e frutos?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

4. A produção da horta é suficiente para satisfazer as necessidades alimentares da família durante todo o ano? Se não, quais os factores que limitam a produção?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

5. Qual é actualmente a principal função da horta ? (assinale só uma resposta)

a) Alimentação ................
b) Rendimentos ................
c) Ambos ................

B) Fontes de alimentos

Coloque as seguintes questões a todos os membros da família:

6. Qual é a parte do aprovisionamento alimentar da família que provém da horta?

a) A maior parte .................
b) Cerca de metade .................
c) Menos de metade .................

7. Que culturas pratica na horta? (enumere todas as culturas)

Estação das chuvas

Estação seca

............................................................................

...............................................................................

............................................................................

...............................................................................

............................................................................

...............................................................................

8. Gostaria de aumentar a produção de algumas dessas culturas?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

9. Quais são as outras culturas que gostaria de praticar?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

10. Como é que utiliza as culturas alimentares acima mencionadas? (por exemplo, consumo familiar, venda, processamento, armazenagem)

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

11. Que métodos/instalações utiliza para o processamento (secagem, cura, outros) e a armazenagem?

Tipo de colheita

Método de processamento/armazenagem

.............................................................

..........................................................................

.............................................................

..........................................................................

.............................................................

..........................................................................

12. Quem decide sobre a utilização dos alimentos? (marido/mulher/outra pessoa)

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

13. Quais são os principais géneros alimentícios que compra com dinheiro? Compra-os muitas vezes?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

14. Quem os compra ? (marido/mulher/outra pessoa)

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

15. Que outros produtos ou artigos compra regularmente para a preparação dos alimentos? (condimentos, legumes, fruta, óleo, alimentos para beb és, sabão, lenha/petróleo, outros)

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

C) Nutrição

Coloque as seguintes questões à mãe ou aos outros membros da família:

16. Quantas refeições comeu a família ontem?

a) Adultos: .........
b) Crianças (com menos de 5 anos): .........
c) Crianças (de 5 a15 anos): .........

17. Existem períodos do ano durante os quais come por dia mais ou menos refeições do que habitualmente ? Quais?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

18. O que é que comeu ontem?

Tipo de comida

Ingredientes utilizados

.................................................................

.........................................................................

.................................................................

.........................................................................

.................................................................

.........................................................................

19. Existem alimentos que são reservados às crianças? Se sim, quais?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

20. Quantas vezes por semana as crianças (com menos de 5 anos) comem legumes? Fruta?

Carne ou peixe?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

21. Como é que isso (essa frequência) varia com as estações do ano?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

22. Quantas vezes comeu o seu filho (com menos de 2 anos) ontem?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

23. Que alimentos lhe foram dados?

Tipo de alimento de desmame

Ingredientes utilizados

.....................................................................

..........................................................................

.....................................................................

..........................................................................

.....................................................................

..........................................................................

24. Acha que está a alimentar adequadamente o seu filho e que lhe dá os alimentos mais adequados? Se sim ou não, explique porquê.

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

25. As crianças (com menos de 5 anos) sofreram, durante o mês passado, de alguma das seguintes doenças? (sublinhe a doença ou doenças)

a) Diarreia ............
b) Sarampo ...........
c) Malária ............
d) Tosse ..............
e) Malnutrição .........
f) Cegueira nocturna (identifique os sinais e os sintomas) .........
g) Outras: ......................................................................

26. Quantas vezes é que o seu filho sofreu de uma destas doenças durante o mês passado?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

27. Qual é, na sua opinião, a causa de cada uma das doenças mencionadas?

Doença

Causa

Diarreia

......................................

Sarampo

......................................

Malária

......................................

Tosse

......................................

Malnutrição

......................................

Cegueira nocturna .....................................................................................................

Outras: ............................................................................

28. Meça o perímetro braquial a meia altura das crianças, de 1 a 5 anos, depois indique quais as crianças cujo resultado da medição se encontra na parte verde, amarelo e vermelho do cartão, ou anote a medida exacta se utilizar uma fita métrica. Anote para cada criança o valor obtido no cartão de controlo de crescimento da unidade saúde, se tiver este cartão.

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

D) Partilha dos recursos e do tempo entre homens e mulheres

Coloque as seguintes questões ao marido e à mulher individualmente, e anote separadamente as actividades de homens e mulheres num período de 24 horas.

29. Quanto tempo dedica por dia às suas diferentes actividades? (por exemplo, a deslocar-se a pé para os campos; trabalhar nos campos; cuidar da horta; trabalhar num emprego no exterior; apanhar lenha; ir buscar água; transformar os alimentos; preparar as refeições; alimentar e cuidar das crianças; descansar; dormir)

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

30. Quem compra os factores de produção para a horta? (por exemplo, sementes, material de plantio, fertilizantes)

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

31. Quem decide sobre a utilização dos produtos da horta?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

32. Quem decide sobre o destino dos rendimentos provenientes da venda dos produtos da horta?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

33. Como são utilizados esses rendimentos?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

E) Condições da agricultura

Coloque as seguintes questões aos membros da família enquanto visita a horta com eles.

34. Existe água disponível para a horta durante todo o ano? Indique os pontos de água.

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

35. Qual é a dimensão da sua horta? ...............................................................................................

36. Que percentagem aproximada do terreno da horta é:

a) Plano: ..........................
b) Em declive: .................
c) Lameiro: .....................

37. Quantos meses por ano está disponível o terreno da horta para as actividades hortícolas? O que determina essa disponibilidade?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

38. Qual é a textura do solo?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

39. Como é a fertilidade do solo? (assinale só uma resposta)

a) Pobre .........................
b) Suficiente .................
c) Boa ............................

40. Qual é a espessura da camada arável?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

F) Carga biológica

Coloque as seguintes questões aos membros da família enquanto visita a horta com eles.

41. Que percentagem da superfície total da horta é utilizada para:

a) Cultura de plantas alimentares: ..........
b) Outros fins (especificar): .........

42. Que superfície da horta é utilizada para:

a) Culturas anuais: .........
b) Culturas perenes: .........

43. Que proporção do terreno da horta é cultivado:

a) Sobre um só nível: .........
b) Sobre dois níveis: .........
c) Sobre três ou mais níveis: .........

44. A horta tem uma sebe viva? (se a resposta for não, passe para a questão 48) .............

45. Quais são as plantas utilizadas para a sebe?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

46. Existem plantas alimentares na sebe?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

47. Existem plantas na sebe que sejam utilizadas para alimentar os animais?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

48. Quais os tipos de legumes locais/autóctones que cultiva?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

49. As culturas, geralmente, crescem bem ou mal?

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

G) Gestão da horta familiar

Complete o quadro a seguir enquanto visita a horta com os membros da família.

QUADRO 7.1
Gestão da horta

Actividades

Boa

Observações

Conservação e multiplicação das sementes




Disposição das culturas




Diversificação das culturas




Espaçamento




Gestão da água




Luta contra as pragas




Luta contra ervas daninhas




Multiplicação das plantas




Poda das árvores




Preparação da terra




Protecção contra a erosão




Protecção das culturas




Utilização de matérias orgânicas




H) Culturas e criação de animais

Indique no quadro seguinte o número de plantas (ou a superfície cultivada) e de animais, assim como as suas condições. Preencha apenas os itens que se refiram à horta estudada.

QUADRO 7.2. A
Culturas e criação de animais

Animais

Número de animais

Condições de criação

Observações

Machos

Fêmeas

Cabra





Frango





Peixe





QUADRO 7.2. B
Culturas e criação de animais

Cultura

Número de plantes

Superfìcie cultivada (m2)

Observações

produtivas

não produtivas

Árvores e arbustos





Anacardier





Abacate





Banana





Cacau





Café





Citrinos





Coco





Manga





Óleo de palma





Papaia





Culturas alimentares





Amendoim





Batata branca





Batata-doce, raízes





Batata-doce, folhas





Inhame





Feijão-bambara





Feijão-congo





Feijão-nhemba*





Mandioca, folhas





Mandioca, raízes





Matabala





Milho





Outras leguminosas





Abóbora, fruto





Abóbora, folhas





Beringela





Legumes (de folhas)





Malagueta





Quiabo





Tomate





Ervas aromáticas/especiarias





* Indique se as folhas da planta também são utilizadas.

LISTA DE CONTROLO 2:

NOTAS DESTINADAS AOS TÉCNICOS DE CAMPO

A) Informações gerais

1. Quantas pessoas fazem parte do agregado familiar? A resposta indicará a dimensão da família, assim como a idade e as necessidades nutricionais dos diferentes membros.

2. Quantos membros da família têm trabalho fora da exploração agrícola familiar? A resposta indicará qual a mão-de-obra disponível para cultivar a horta. A insuficiência de mão-de-obra é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento da horta.

3. Quais são os membros da família com experiência de horticultura, nomeadamente de cultura de legumes e de frutos? A resposta indicará o tipo de conselhos e de ajuda de que a família necessita.

4. A produção da horta é suficiente para satisfazer as necessidades alimentares da família durante todo o ano? A resposta a esta questão, assim como às questões da parte E, indicará se a família avalia de forma objectiva o potencial da horta.

5. Qual é actualmente a principal função da horta? Alimentação? Rendimentos? Ambos? Se a horta tiver como principal papel responder às necessidades alimentares, é necessário saber se está a cumprir bem essa função. Pelo contrário, se destina-se acima de tudo a gerar rendimentos, é importante perguntar se estes cobrem o custo dos alimentos comprados e se outras culturas alimentares poderiam ser integradas no sistema de culturas comerciais.

B) Fontes de alimentos

6. Qual a parte do aprovisionamento alimentar da família que provém da horta? A resposta indicará em que medida a horta fornece alimentos à família e, por conseguinte, quanto dinheiro é necessário para a compra de alimentos .

7. Que culturas pratica na horta? / 8. Gostaria de aumentar a produção de algumas dessas culturas? / 9. Quais são as outras culturas que gostaria de praticar? A resposta a estas questões indicará quais são as diferentes culturas praticadas pela família e de que modo a produção varia segundo as estações do ano. Indicará igualmente qual o potencial existente para aumentar e diversificar a produção e o consumo.

10. Como utiliza as culturas alimentares acima mencionadas? (por exemplo, consumo familiar, venda, processamento, armazenagem) Ao lado de cada um dos alimentos mencionados, indique qual a porção consumida, vendida, transformada ou armazenada. Isto permitirá saber como a família utiliza os alimentos disponíveis, e qual é o potencial existente para optimizar os recursos alimentares disponíveis a fim de responder às suas necessidades alimentares.

11. Que métodos/instalações utiliza para o processamento (secagem, cura, outros) e a armazenagem? A resposta indicará quais os conhecimentos da família em matéria de processamento e de armazenagem dos diferentes alimentos da horta e quais são as estratégias utilizadas na prevenção de eventuais penúrias sazonais.

12. Quem decide sobre a utilização dos alimentos? A resposta indicará quem é a pessoa responsável pelas decisões no que respeita à utilização e distribuição dos alimentos no seio da família.

13. Quais são os principais géneros alimentícios que compra com dinheiro? Compra-os muitas vezes? / 14. Quem os compra? / 15. Que outros produtos ou artigos compra regularmente para a preparação dos alimentos? Os técnicos de campo devem procurar saber que tipos de alimentos ou outros produtos podiam ser fornecidos pela horta com o objectivo de economizar dinheiro. É necessário fazer uma distinção entre os géneros alimentícios que não podem ser produzidos na horta, mas que são necessários para o equilíbrio nutricional, e os géneros que podem ser produzidos na horta.

C) Nutrição

16. Quantas refeições comeu a família ontem? / 17. Há algum período durante o ano em que coma mais ou menos refeições por dia? Quando? Registe o número de refeições que cada membro da família consumiu no dia anterior e esclareça se se trata do número habitual de refeições ou se este número varia segundo as estações do ano.

18. O que comeram ontem? Registe o que as crianças comeram. Indique os diferentes grupos de alimentos (alimentos de base, leguminosas, óleo/gordura, legumes, frutos). Procure saber se os grupos de alimentos ausentes da refeição da véspera faltam muitas vezes.

19. Existem alimentos que são reservados às crianças? Se sim, quais são? A resposta indicará se as crianças tomam refeições ligeiras ou frutos entre as principais refeições. Indicará igualmente se a mãe sabe que as crianças têm necessidade de mais energia e de nutrientes do que os adultos.

20. Quantas vezes por semana as crianças (com menos de 5 anos) comem legumes? E fruta? Carne ou peixe? / 21. Como é que isto varia segundo as estações do ano? A resposta indicará se a dieta das crianças contém vitaminas e sais minerais em quantidade suficiente.

22. Quantas vezes o seu filho (com menos de 2 anos) comeu ontem? / 23. Quais foram os alimentos que lhe deu? A resposta indicará qual o número de refeições, para além do leite materno, que a mãe deu ao seu filho na véspera. O agente de campo deve anotar os ingredientes que ela utilizou para preparar os alimentos de desmame. Se a mãe deu ao filho menos de duas refeições, para além do leite materno, será necessário descobrir o motivo. Esta informação indicará se a mãe sabe que as crianças pequenas devem ser alimentadas frequentemente e se conhece as necessidades alimentares específicas de crianças de idades diferentes.

24. Pensa que alimenta suficientemente o seu filho e lhe dá os alimentos adequados? Se sim ou não explique porquê. A resposta a esta questão, juntamente com os outros dados já recolhidos, deverá indicar se a família sabe o significado de ter uma dieta nutritiva.

25. As crianças (com menos de 5 anos) sofreram, no mês passado, de alguma das seguintes doenças? / 26. Quantas vezes é que o seu filho sofreu de alguma das seguintes doenças durante o último mês? / 27. No seu entender, quais são as causas de cada uma das doenças mencionadas? Anote em particular as doenças relacionadas com a malnutrição, por exemplo o sarampo, a diarreia frequente e a tosse; anote, em relação a cada doença, o número de episódios sofridos por cada criança. A cegueira nocturna pode indicar uma carência de vitamina A na dieta (como é também o caso de outras doenças infecciosas, porque a falta de vitamina A diminui a resistência à infecção). Se a criança teve mais do que três episódios de diarreia por semana, isso significa que ela corre o risco de perder nutrientes e água; nesse caso, necessita de ser alimentada de forma regular e de beber líquidos em quantidade suficiente para prevenir a desidratação. A resposta da mãe à questão sobre as causas das doenças indicará se ela conhece as causas das doenças infecciosas e os meios de evitar essas doenças.

28. Meça o perímetro braquial a meia altura das crianças com idade compreendida entre 1 e 5 anos, indicando depois quais as crianças cujo resultado da medição recai na parte verde, amarela ou vermelha do cartão. Esta medida indicará o estado nutricional das crianças, isto é, se elas estão bem ou mal alimentadas, bem como eventualmente o seu grau de malnutrição. Mencione as crianças cuja medida se encontra na parte verde do cartão (acima de 13,5 cm, a criança não está desnutrida), na parte amarela (entre 12,5 e 13,5 cm, a criança está moderadamente desnutrida) e na parte vermelha (abaixo de 12,5 cm, a criança está gravemente desnutrida). Se uma criança se encontra nesta última categoria, é necessário aconselhar a mãe a levá-la ao centro de saúde para que ali receba os cuidados apropriados.

D) Repartição dos recursos e do tempo entre homens e mulheres

29. Quanto tempo dedica por dia às suas diferentes actividades? Peça aos homens e às mulheres para descreverem separadamente as suas diferentes actividades durante as 24 horas do dia e indicarem a porção de tempo que dedicam a cada uma delas. Comece por perguntar a que horas se levantam de manhã e termine perguntando a que hora se deitam à noite. Isso indicará qual a carga de trabalho das mulheres e dos homens, e permitirá saber, com a ajuda de outras informações, qual é o tempo disponível para as actividades ligadas à horticultura e à nutrição, tais como a preparação dos alimentos e os cuidados com as crianças. Estas informações poderão igualmente conduzir a uma discussão entre os diferentes membros da família sobre o que poderia ser feito para reduzir a sua carga de trabalho (particularmente a das mulheres) e sobre as eventuais acções a empreender. Por exemplo, a construção de um poço comunitário permitiria não só que as mulheres ganhassem tempo, mas também que houvesse água potável e água de rega para as pequenas hortas da estação seca.

30. Quem compra os factores de produção para a horta? (por exemplo, sementes, material de plantio, fertilizantes) A resposta indicará quem, na família, é responsável pelos investimentos na horta, e quais são as culturas praticadas. A pessoa que compra os factores de produção pode também influenciar as decisões sobre a utilização dos produtos da horta e sobre os beneficiários desses produtos.

31. Quem decide sobre a utilização dos produtos da horta? A pessoa que decide se os produtos são destinados ao consumo familiar ou à venda influencia quer a escolha dos benefícios, quer as pessoas beneficiadas.

32. Quem decide sobre a divisão dos rendimentos obtidos na venda dos produtos da horta? / 33. Como são utilizados esses rendimentos? Os diferentes membros da família têm diversas prioridades que orientam a utilização dos rendimentos da horta. Vários estudos demonstram que os rendimentos obtidos e controlados pelas mulheres têm muito mais probabilidades de beneficiar directamente os membros da família, em particular as crianças, se as elas tiverem também poder de decisão no que se refere à utilização desses rendimentos (por exemplo, para comprar alimentos suplementares, ou cobrir os despesas com a saúde ou a escolaridade).

E) Condições da agricultura

34. Há água disponível para a horta durante todo o ano? Indique as fontes de água.

Registe a natureza da fonte e especifique se se trata de uma fonte sazonal ou permanente. Informe-se igualmente sobre a distância a percorrer até essa fonte, sobre a qualidade da água, a sua quantidade e eventualmente o seu custo.

35. Qual é a dimensão da sua horta? / 36. Que percentagem aproximada do terreno da horta é plano? Em declive? Pantanoso? É necessário conhecer a dimensão da horta e o tipo de terreno para se fazer uma ideia do potencial de produção. A resposta indicará também quais as necessidades em termos de valorização do solo e de gestão da água (por exemplo, drenagem para as terras húmidas, conservação do solo e da água para os terrenos planos e para as terras áridas, conservação do solo e da água, combate contra a erosão nos terrenos em declive).

37. Quantos meses por ano está disponível o terreno da horta para as actividades de horticultura? O que é que determina essa disponibilidade? Muitos horticultores utilizam as terras agrícolas para ali praticarem culturas de legumes, depois de terem colhido as principais culturas de base. Se as terras não estão disponíveis todo o ano, a escolha de uma utilização intensiva das terras (por exemplo, cultura em diferentes níveis) é mais limitada.

38. Qual é a textura do solo? Faça um teste utilizando os dedos. Examine se é difícil ou fácil cultivar este solo. Um solo arenoso não retém água suficiente e seca rapidamente; poderá assim necessitar de muitas matérias orgânicas para reter a água e melhorar a produtividade. Um solo argiloso retém a água, mas poderá ser difícil trabalhá-lo na estação seca.

39. Como é a fertilidade do solo: Pobre? Suficiente? Boa? Um solo pobre precisará de mais trabalho para ser melhorado.

40. Qual é a espessura da camada arável? É preciso medi-la. Um solo pouco profundo exigirá uma correcção maior do que um solo profundo e pode indicar um problema de erosão.

F) Carga biológica

41. Que percentagem da totalidade da área da horta é utilizada para cultivar alimentos? E para outros fins? É necessário conhecer as outras utilizações da terra para poder calcular que percentagem dela é ocupada pelas culturas. Pode depois saber-se se a terra restante está a ser utilizada em pleno ou se poderia produzir mais.

42. Que área da horta é utilizada para culturas anuais? E para culturas perenes? O facto de se cultivarem mais plantas perenes, nomeadamente árvores, permite aumentar a produtividade da terra, aumentando o nível superior das plantas, produzindo sombra e composto natural e evitando o crescimento de ervas daninhas.

43. Que proporção da horta está cultivada num só nível? Em dois níveis? Em três ou mais níveis? O sistema de culturas em diferentes níveis permite aumentar a produtividade.

44. A horta tem uma sebe viva? / 45. Quais as plantas utilizadas na sebe? / 46. Algumas delas são culturas alimentares? / 47. Algumas das plantas da sebe são utilizadas para a alimentação animal? Uma sebe viva protege a horta, por exemplo, dos animais à solta; serve de pára-vento e melhora a fertilidade do solo.

48. Quais os tipos de legumes locais/autóctones que cultiva? Os legumes locais/autóctones contribuem para a diversidade e para a conservação da natureza; melhoram o valor nutritivo do regime alimentar porque, muitas vezes, são mais ricos em vitaminas e em sais minerais do que as variedades introduzidas.

49. De modo geral as culturas crescem bem ou mal? Se algumas plantas crescem mal, será necessário avaliar as práticas de cultivo.

G) Gestão da horta familiar

A preparação do solo. Indique as ferramentas utilizadas. Descreva onde e como são instalados os canteiros, caldeiras, camalhões, regos, etc., e como tirar o melhor partido deles.

Gestão da água. Informe-se acerca da gestão da água durante a estação húmida e a estação seca. Apresente detalhes sobre a drenagem, a aplicação para irrigação, os dispositivos de poupança da água, a sua captação e reservas, assim como a utilização de águas usadas. Se a água é escassa, a que escoa dos poços e a das cozinhas deviam ser utilizadas para as culturas. Durante a estação seca, a utilização dos lugares húmidos, tais como as margens dos ribeiros, os pântanos e as valas de água, permitem manter uma produção de estação seca, aumentar a produtividade e assegurar a diversidade alimentar.

Protecção das culturas. A horta está vedada? Anote a presença de animais à solta. Indique se é eficaz o sistema utilizado para protecção das culturas (por exemplo, o uso de latadas, tutores, protecção com folhagem seca).

Utilização de matérias orgânicas. A protecção com folhagem seca deve ser utilizada para conservar a humidade à volta das plantas anuais sensíveis à seca. De igual modo, estrume e composto devem ser aplicados no solo para o alimentar.

Espaçamento. O espaço deixado entre as culturas é suficiente? Se não for, as árvores e outras plantas podem estar a disputar a luz do sol e os nutrientes.

Luta contra as pragas. Avalie a importância das doenças. Indique qual o método utilizado para combater as pragas. Faça perguntas sobre a utilização de inimigos naturais e de pesticidas.

Luta contra ervas daninhas. As culturas são invadidas pelas ervas daninhas? Qual a razão disso? Descubra se são conhecidos os benefícios do combate contra as ervas daninhas.

Protecção contra a erosão. O solo deve estar protegido por plantas de cobertura ou por folhagem seca, e devem ser colocadas barreiras para impedir a perda de solo.

Multiplicação das plantas. Se a horta tiver um viveiro, avalie as técnicas usadas. Informe-se sobre as origens dos materiais utilizados e anote as possíveis áreas a melhorar.

Conservação e multiplicação de sementes. Se as sementes forem conservadas com vista a uma multiplicação posterior, avalie a qualidade e o estado de saúde das plantas-mãe. (Os técnicos de campo deveriam estar informados sobre o processamento, a armazenagem e a viabilidade das sementes).

Disposição da culturas. Avalie se a horta tem um sistema de culturas em diferentes níveis. Cultivam plantas de tamanhos diferentes? Se sim, as plantas estão dispostas de maneira satisfatória? Dão sombra e contribuem para lutar contra as ervas daninhas?

Poda das árvores. Observe se as culturas das árvores, particularmente as de fruto, estão bem tratadas. As árvores foram bem podadas e os seus ramos mortos foram retirados?

Diversificação de culturas. As informações que foram reagrupadas na parte H da Lista de Controlo 2, indicarão de forma detalhada quantas culturas são praticadas na horta. Quanto maior for a variedade, maior é a possibilidade de produzir alimentos suficientes para satisfazer as necessidades da família, durante todo o ano.

H) Culturas e animais na criação da horta

O Quadro 7.2 indica a produtividade de cada cultura e de cada animal, e convida a comentários ou sugestões para melhorar a produção. As observações deveriam permitir conhecer as causas de uma produção fraca, por exemplo:


Página Precedente Alto da página Página Seguinte