Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 2: CULTIVAR PARA A ALIMENTAÇÃO DIÁRIA


A nutrição trata de todos os aspectos relacionados com os alimentos e do modo como eles são utilizados pelo corpo. A maioria das pessoas come porque tem fome, mas a sensação de fome só lhes diz que necessitam de comer e não o que devem comer. Esta rubrica descreve alguns dos principais nutrientes que compõem os alimentos; nela se explica porque é que uma combinação de nutrientes é necessária diariamente e quais os alimentos da horta que fornecem esses nutrientes.

UM ALIMENTO É CONSTITUÍDO POR UMA COMBINAÇÃO DE NUTRIENTES

Um alimento é constituído por uma combinação de nutrientes tais como os glúcidos, os lípidos, as proteínas, as vitaminas e os sais minerais. Devemos comer as quantidades suficientes de cada nutriente para crescer, reparar o corpo e manter a saúde, e produzir a energia necessária para brincar ou trabalhar.

Muitos alimentos contêm vários nutrientes. Por exemplo, o milho, o amendoim e feijão-nhemba contêm glúcidos e lípidos que fornecem energia; contêm também proteínas e pequenas quantidades de vitaminas e de sais minerais. Os legumes de folhas verdes (por exemplo, folhas de abóbora) e os legumes e frutos cor de laranja (por exemplo, abóbora, cenoura, papaia) são ricos em vitamina A e contêm vitamina C. Os alimentos de origem animal, tais como a carne, o peixe, a galinha e os ovos, são fontes ricas de proteínas, assim como de vitaminas e de sais minerais essenciais, nomeadamente o ferro, o zinco e a vitamina A. O quadro 1 dá uma lista de alimentos da horta e dos respectivos nutrientes.

OS NUTRIENTES SÃO NECESSÁRIOS PARA TER UM CORPO SAUDÁVEL E VIGOROSO

As plantas têm necessidade de diferentes tipos de substâncias nutritivas em quantidades suficientes para viverem e permanecerem saudáveis durante as diferentes fases do seu ciclo de vida. Da mesma maneira, os seres humanos necessitam de uma certa quantidade de nutrientes diferentes - desde o momento da sua concepção até à velhice - , para se desenvolverem normalmente, manterem-se saudáveis e terem energia suficiente para brincar ou trabalhar. A quantidade de cada nutriente de que uma pessoa necessita varia com a idade (se é jovem ou idosa), com o sexo (masculino ou feminino), com a gravidez ou o estado de aleitamento, e com o estado de saúde (se está doente ou de boa saúde); depende também da energia que essa pessoa necessita para trabalhar. As mulheres grávidas ou as mães que amamentam, em particular, devem ter nutrientes suficientes para se manterem de boa saúde e garantirem ao seu futuro bebé ou ao recém-nascido um crescimento normal, bem como um desenvolvimento mental e uma saúde satisfatórios. As crianças pequenas têm também necessidades nutricionais que é essencial satisfazer para que possam crescer e desenvolver-se de forma satisfatória e terem saúde.

ALIMENTOS VARIADOS ASSEGURAM UMA BOA NUTRIÇÃO

Em regra geral, para obter nutrientes suficientes que assegurem ao corpo um bom funcionamento físico e mental, cada pessoa deve comer todos os dias alimentos variados. As plantas alimentares da horta, como por exemplo os cereais, as raízes, os tubérculos e as leguminosas, fornecem quantidades significativas de energia e de proteína; é necessário consumi-los diariamente. Os alimentos de origem animal, tais como a carne, o peixe, o frango, os ovos, o queijo e o leite, devem igualmente ser consumidos tantas vezes quantas as possíveis. Os legumes de folhas verdes e os frutos de cor amarelo-alaranjada fornecem vitaminas essenciais e certos sais minerais; eles representam uma componente essencial do regime alimentar quotidiano. Os frutos e os legumes, pelo menos a sua maior parte, são melhores e mais nutritivos quando consumidos frescos. As crianças gostam especialmente de fruta bem madura porque contém muito açúcar (lembre-se, contudo, de que os frutos macios e maduros, tais como a papaia e a manga, assim como as folhas verdes tenras, podem ser facilmente danificados durante o transporte para o mercado ou no regresso dele; trate-os com cuidado, embale-os bem e guarde-os num lugar fresco). O Quadro 1 estabelece uma lista dos principais alimentos que podem ser produzidos numa horta e que fornecem ingredientes para as refeições quotidianas da família.

FIGURA 1
Um horto de cozinha

FAZER UM HORTO DE COZINHA

O modo mais fácil de obter diariamente alimentos variados e nutritivos é ter um horto (ver a Figura 1 e a Rubrica Tecnológica de Horticultura 15, "Parcelas de cultura intensiva de legumes"). Situado perto da cozinha, este horto pode ser fertilizado com restos da comida e regado facilmente. Quando uma mãe vai preparar uma refeição, só precisa de dar uns passos para apanhar folhas verdes, feijão, especiarias, ervas aromáticas ou frutos no horto. Isso permite poupar tempo e dinheiro e garantir que todos os ingredientes da refeição são frescos e cheios de nutrientes.

QUADRO 1
Produtos da horta ricos em energia e nutrientes essenciais

Energia

Proteinas

Lipidos

Vitamina A

Vitamina C

Ferro

Abacate

Amendoim

Arroz

Banana/banana-pão

Bananeira-de-jardim

Batata-doce

Caju

Castanha d'Inhambane

Cevada

Coco

Fruta-pão

Inhame

Karité

Mandioca

Matabala

Milho

Milho-miúdo

Óleos de amendoim, de cártamo, de milho, de verbesina-da-Índia, de soja, de girassol ou de outras sementes oleaginosas

Sorgo

Tef

Trigo

Amendoim

Carne/frango, peixe

Castanha d'Inhambane

Feijão/ervilhas

Feijão-bambara

Feijão-congo

Feijão-nhemba

Insectos e lagartas (alguns)

Ovos/leite/queijo

Sementes de embondeiro

Sementes de melão e de abóbora

Sementes de sumaúma-africana

Soja

Amendoim

Abacate

Feijão-bambara

Insectos e lagartas (alguns)

Leite de coco

Manteiga

Óleos de amendoim, de cártamo, de milho, de verbesina-da-Índia, de gergelim, de soja, de girassol ou de outras sementes oleaginosas

Soja

Abóbora

Amarantos ou espinafre africano

Batata-doce (de polpa amarela ou alaranjada)

Batata-doce, folhas

Cenoura

Colza

Couve verde

Feijão, folhas

Fígado

Juta

Malagueta

Mandioca, folhas de

Manga (madura)

Milho (amarelo)

Mululu

Musambe (Cleome gynandra)

Óleo de palma (não refinado)

Papaia (madura)

Quiabos

Use*

Ananás

Anona branca

Batata-doce (amarela ou alaranjada)

Caju

Citrinos

Fruta-do-conde*

Fruto do embondeiro

Goiaba

Manga

Papaia (madura)

Pimento doce

Repolho

Romã

Tomate

Carne/frango, peixe

Feijão/ervilhas

Fígado

Legumes de folhas verdes (alguns)

Rins

Nota: O ferro destes alimentos é melhor absorvido se os associarmos a alimentos ricos em vitamina C, por exemplo comendo uma laranja ou uma goiaba no fim da refeição.

* Ver outros nomes vulgares no Anexo 1, página 278.


Página Precedente Alto da página Página Seguinte