Página Precedente Índice Página Seguinte


RUBRICA TECNOLÓGICA DE HORTICULTURA 13: CULTURA EM DIFERENTES NÍVEIS


UM SISTEMA DE CULTURA A LONGO PRAZO

As florestas naturais são estruturas em vários níveis que se foram constituindo ao longo dos anos e que integram árvores de grande e de médio porte, arbustos, trepadeiras e sub--bosque folhoso. Numa floresta natural, as plantas partilham entre si a água e o sol, fazem sombra e protegem o solo.

Na horta é possível reproduzir a estrutura em vários níveis, própria da floresta natural. Uma horta assim requer uma planificação meticulosa e tempo, mas uma vez realizada, apresenta numerosas vantagens.

Num sistema de cultura em diferentes níveis, plantas de crescimento rápido são misturadas com plantas de crescimento lento e as plantas temporãs (maturidade precoce) com plantas serôdias (maturidade tardia), segundo o princípio básico do sistema de cultura múltipla descrito na Rubrica Tecnológica de Horticultura 12, "Cultura múltipla". As Figuras 1 e 2 dão algumas ideias de como organizar os espaços de uma horta utilizando o sistema de culturas em associação.

FIGURA 1
Plantas de diferente porte protegem o solo

FIGURA 2
A cultura em diferentes níveis

O Quadro 1 exemplifica as árvores e outras plantas que podem formar os diferentes níveis numa horta. Se as culturas sugeridas não forem adaptadas para uma determinada região, o agente local de divulgação agrícola pode aconselhar os horticultores sobre as culturas mais convenientes.

PLANTAS UTILIZADAS COMO TUTORES

Um conjunto de plantas em diferentes níveis constitui um sistema de suporte perfeito e barato. O inhame ou o feijão de trepar, ou certas variedades de feijão-nhemba, podem ser cultivadas conjuntamente com o milho ou o sorgo. Assim, os caules dos cereais servem de tutores às plantas trepadeiras. As árvores podem ser plantadas na horta para servir de tutores naturais.

FIGURA 3
Latada constituída por plantas

QUADRO 1
Sugestões para culturas em níveis diferentes

Culturas

Estrato vegetal

Árvore da fruta-pão
Coqueiro
Palmeira dendém

Superior

Bananeira
Bananeira-pão
Cajueiro
Citrinos
Goiabeira
Morangueiro

Superior-médio

Cacaueiro
Cafézeiro
Papaieira
Feijão-congo
Mululu

Médio-baixo

Cana-de-açúcar
Mandioca
Matabala

Baixo

Amendoim
Abóbora
Legumes
Batata-doce

Plantas rastejantes

Castanha d'Inhambane
Abóbora
Maracujá
Feijão-de-trepar
Inhame
Malagueta

Plantas trepadeiras


Página Precedente Alto da página Página Seguinte