Previous Page Table of Contents Next Page


INTRODUÇÃO AO MANUAL

PROPÓSITO DO MANUAL

Este manual de formação foca especificamente as ligações entre os sistemas de conhecimento local, os papéis do género e suas relações, a conservação e gestão da agrobiodiversidade, os recursos genéticos de animais e plantas e a segurança alimentar. O objectivo da formação é fortalecer a capacidade institucional no sector agrícola e reconhecer e encorajar estas ligações nos programas e políticas relevantes.

Outros manuais podem abordar estes mesmos assuntos, mas, existe uma falta óbvia de materiais de formação que contemplem todos os três tópicos. Além disso, as organizações que são parceiras locais da FAO requisitaram materiais de formação específicos que foquem estes assuntos transversais. Acreditamos, fortemente, que uma compreensão mais aprofundada dos conceitos chave e suas interligações nos irá levar a um aperfeiçoamento do planeamento e implementação de projectos.

Portanto, este manual está direccionado a explorar as ligações entre a agrobiodiversidade, o género e o conhecimento local e a mostrar a sua relevância no contexto da investigação e desenvolvimento. Este manual não irá equipá-lo com as capacidades necessárias realizar uma investigação participativa ou activa ao nível do campo, nem providenciará métodos e ferramentas de pesquisa. Contudo, foi elaborado para complementar as ferramentas, métodos e abordagens dos manuais existentes, tais como o material do manual para análise sócio-económica e de género da FAO/SEAGA (www.fao.org/sd/seaga).

AUDIÊNCIA ALVO

Este manual é dirigido a um grupo alvo alargado. Esperamos que seja útil como um guia conceptual para formadores, como um material de recurso para participantes em cursos de formação (principalmente investigadores e extensionistas) e como material de referência para outros que trabalhem no contexto da gestão da agrobiodiversidade, género e conhecimento local. Apesar de este manual ter sido escrito para o projecto Links1 na África Oriental e Meridional, o seu conteúdo é de relevância global.

ORGANIZAÇÃO DO MÓDULO

O manual está dividido em cinco módulos. Cada módulo contem fichas informativas2 que abordam aspectos importantes e a interligação entre a agrobiodiversidade, o género e o conhecimento local. Estas fichas informativas incluem exemplos de pequenos casos para mostrarem na prática a relevância dos tópicos. A lógica por detrás desta estrutura é a de permitir o uso flexível do manual. Cada ficha informativa contem, no fim, uma lista dos pontos-chave para ajudar o utilizador a sintetizar a informação contida no manual. Dependendo da exigência e da necessidade dos participantes, alguns módulos podem ser acrescentados ou retirados. Um conjunto breve de linhas gerais dos cinco módulos está descrito a seguir.

As páginas guia adicionais do formador (páginas com informação processual) têm o objectivo de ajudar o formador a estruturar e planear cada módulo do ponto de vista do processo de formação. Queremos encorajar os formadores a adaptarem o material de formação a cada situação única de formação e à necessidade de informação e exigências dos participantes. São dadas ideias para exercícios nas páginas com informação processual que podem ser adaptadas aos diferentes actos de formação. Os exercícios marcados com (a) são exercícios básicos que podem ser desenvolvidos se o tempo for limitado. Os exercícios marcados com (b) requerem mais tempo e podem ser adicionados se houver tempo disponível. É importante mostrar aos participantes, desde o inicio, que a abordagem da formação é baseada na partilha mútua de conhecimento e informação. Além disso, ao longo da formação o conhecimento tantode de formadores como de participantes é igualmente respeitado e valorizado.

Os pontos-chave fornecidos no fim de cada ficha informativa são para ser usados como lista de controlo. Isto vai assegurar que todas as questões chave foram desenvolvidas e ajudar o formador a monitorar o processo de aprendizagem dos participantes.

São sugeridas leituras chave ara cada módulo. Estas podem fazer parte dos exercícios dos alunos ou podem servir como fonte de informação adicional sobre os tópicos apresentados.

MÓDULO 1introduz os conceitos chave de agrobiodiversidade, género e conhecimento local no contexto da segurança alimentar melhorada e fornece uma visão geral dos assuntos principais.
MÓDULO 2introduz o modelo da subsistência sustentável como uma ferramenta analítica de forma a explorar as ligações entre a agrobiodiversidade, género e conhecimento local.
MÓDULO 3concentra-se nas interligações entre a agrobiodiversidade e o género. Explora a complexidade desta relação de uma perspectiva da subsistência.
MÓDULO 4analisa a relação entre a agrobiodiversidade e o conhecimento local de uma perspectiva da subsistência e explora a natureza dinâmica destas interligações.
MÓDULO 5fornece um estudo de caso que reflecte aspectos conceptuais abordados nos módulos anteriores.

RECURSOS ÚTEIS DE FORMAÇÃO ADICIONAIS:

O manual Intermédio da Análise Socio-Económica e de Género ASEG (FAO) foi escrito para os planeadores de desenvolvimento em todos os tipos de sector, tanto grupos públicos como privados, incluindo os ministérios governamentais e grupos comunitários. É desenvolvido para ajudar pequenas e médias empresas, tais como os grupos baseados na comunidade. Alguns gabinetes ou ministérios poderão achar as ideias úteis. Os conceitos e ferramentas de análise incluídos neste livro focam a mudança do planeamento e implementação participativa, que toma em consideração as diferenças nas relações e nos papéis do género e outras características sócio-económicas de vários grupos de intervenientes. O livro encoraja a aplicação prática dos conceitos e ferramentas da Análise Socio-Económica e de Género ASEG. Fonte: http://www.fao.org/sd/seaga/downloads/en/intermediateen.pdf

Law and policy of relevance to the management of plant genetic resources (S. Bragdon, C. FowlerandZ. Franca (Eds) SGRP, IPGRI, ISNAR Módulo de Ensino. Fonte: IPGRI/ ISNAR

A abordagem da Subsistência Sustentável (SL) é um modelo desenvolvido pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino Unido, para assegurar que a população e as suas prioridades estejam no centro do desenvolvimento. Estas páginas guia têm como intenção ser um recurso para ajudar a explicar e fornecer ferramentas para a implementação da abordagem da subsistência sustentável ao desenvolvimento.

Fonte: www.livelihoods.org/info/info_guidancessheets.html ou www.livelihoods.org/info/info_distancelearning.html

1 O projecto Links trabalha para melhorar a segurança alimentar da população rural e promover a gestão sustentável da agrobiodiversidade por fortalecer a capacidade das instituições de usarem abordagens participativas que reconhecem o conhecimento agrícola de homens e mulheres no seu programa e políticas. As três áreas de actividade principais são a construção de capacidade e formação, investigação e comunicação e apoio. O projecto é financiado pelo Governo da Noruega. Para mais informação sobre o projecto LinKS, por favor ver www.fao.org/sd/links

2 Estas folhas com informação factual também estão disponíveis em folhetos, que estão na pasta em separado, para os participantes.


Previous Page Top of Page Next Page