Thumbnail Image

Interacção do género, da agrobiodiversidade e dos conhecimentos locais ao serviço da segurança alimentar - Manual de formação









Also available in:

Related items

Showing items related by metadata.

  • Thumbnail Image
    Brochure, flyer, fact-sheet
    Folheto: Manual de Negócios OCDE-FAO sobre Desmatamento e Devida Diligência para Cadeias de Fornecimento no Setor Agrícola 2023
    Este manual foi desenvolvido pela OCDE e pela FAO para ajudar empresas a incorporarem considerações sobre desmatamento e degradação florestal em seus procedimentos de devida diligência corporativa. Ele se baseia no amplo trabalho e experiência da FAO no combate ao desmatamento e a degradação florestal e na promoção de uma governança responsável da posse da terra. O manual é construído com base nas principais normas internacionais, respaldadas pelos governos, em relação à devida diligência para cadeias de fornecimento e conduta empresarial responsável. São eles: as Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais, o processo de diligência devida descrito na Guia OCDE‑FAO para Cadeias de Fornecimento Responsáveis no Setor Agrícola e a Guia da OCDE de Devida Diligência para uma Conduta Empresarial Responsável. Este manual demonstra como as Diretrizes OCDE-FAO podem ser utilizadas para abordar o problema do desmatamento, contextualizando-as com as recomendações existentes e guiando os leitores para fontes úteis de informação sobre devida diligência.
  • Thumbnail Image
    Document
    Sistema de Alerta Prévio de Base Comunitária: Práticas Fundamentais para Implementadores de RRC 2014
    Also available in:

    As ameaças naturais e seus impactos sobre as populações afetadas podem variar no tempo e no espaço: as ameaças naturais podem ocorrer subitamente ou obedecerem a um processo lento, mas ambas manifestações reúnem o potencial de devastar toda uma comunidade, país ou região. As ameaças de começo lento são os que ocorrem em resultado de um evento único com um sinal de alerta ténue ou nenhum alerta, tais como os tsunamis e os terramotos e impõe limitação a capacidade de reação das comunidades e insti tuições. Os Sistemas de Alerta Prévio (SAP) são as molas impulsionadoras utilizadas para limitar a perda de vidas e de meios de subsistência resultantes de ameaças e desastres. O presente documento procura demonstrar a evolução dos SAP a partir de um processo centralizado até à sua transformação em algo que associa a tecnologia e o conhecimento e experiências locais para incrementar a complementaridade e transformar-se numa ferramenta centrada nas populações e consequentemente de mais acrescido impacto no terreno.
  • Thumbnail Image
    Book (series)
    Manual de avaliação de recursos pesqueiros. 2000
    O manual é apresentado na ordem em que foi leccionado ao longo do último curso no IPIMAR (Novembro/Dezembro de 1997). Começa por uma introdução aos modelos matemáticos aplicados à avaliação dos recursos pesqueiros e por considerações sobre a importância das pescas. Em seguida evidencia-se a necessidade da gestão racional dos recursos pesqueiros, indispensável para uma exploração adequada, garantindo-se a sua conservação. As suposições básicas de um modelo e os conceitos de diferentes taxas de va riação de uma característica em relação ao tempo (ou a outras características) são apresentadas, salientando-se os aspectos mais importantes dos modelos linear simples e exponencial que serão largamente utilizados nos capítulos seguintes. Após algumas considerações sobre o conceito de coorte, desenvolvem-se modelos para a evolução no tempo do número e do peso dos indivíduos que compõem a coorte, incluindo modelos para o crescimento individual da coorte. No capítulo sobre o estudo do manancial de fine-se padrão de pesca e seus componentes, apresentam-se os modelos mais usados para a relação manancial-recrutamento, bem como as projecções de um manancial a curto e a longo prazo. No que respeita à gestão dos recursos pesqueiros, discutem-se os pontos de referência biológica (pontos alvos, pontos limites e pontos de precaução) e medidas de regulamentação das pescarias. O último capítulo da apresentação e discussão de modelos teóricos de avaliação de recursos pesqueiros, trata dos modelos de produção (também designados por modelos de produção geral) e das projecções de capturas e biomassas a longo e a curto prazo. Finalmente descrevem-se os métodos gerais de estimação de parâmetros e apresentam-se alguns métodos de estimação dos parâmetros mais importantes, com relevância para as análises de coortes por idades e por comprimentos. Apresentam-se à continução os enunciados dos exercícios resolvidos no último curso leccionado no IPIMAR, pelo autor e pela investigadora Manuela Azevedo, c om uma solução possível.

Users also downloaded

Showing related downloaded files

No results found.