Ação Global para o controle da Lagarta do Funil do Milho

A FAO tem colaborado com diferentes parceiros para identificar, validar e apoiar a utilização de práticas de manejo sustentável de pragas para a lagarta-do-cartucho. Isto inclui, o programa de manejo integrado de pragas para pequenos agricultores. Este programa, proporciona oportunidades e plataformas para inovação no desenvolvimento de conhecimentos e soluções de base científica para um contexto de pequenos agricultores. As principais abordagens incluem a utilização de diferentes práticas agronómicas, tais como: "push and pull”, desenvolvimento de variedades de milho resistentes, identificação de pesticidas quimicos de baixa toxicicidade, biopesticidas eficazes e também estratégias para a conservação e incremento de inimigos naturais. Tais abordagens se complementam com o monitoramento e vigilância para a detecção precoce, além de formas de pesquisa direcionada aos pequenosagricultores. 

Os pequenos agricultores nas Américas, centro de origem da praga, convivem com a lagarta-do-cartucho há milhares de anos. Como resultado, os pequenos agricultores de milho e os investigadores da região   detêm conhecimentos extremamente valiosos para compartilhar com os pequenos agricultores em outras regiaos do mundo.A FAO organizou uma reunião de especialistas em julho de 2017 em  Gana para compartilhar conhecimentos e experiências das Américas com os seus homólogos africanos. As experiências das Américas e de África são sumamente importantes para a o Oriente-Médio e Ásia-Pacífico, regiões recentemente afetadas pela lagarta-do-cartucho.

Orientações em matéria de pesticidas:

A FAO recomenda uma abordagem de manejo integrado de pragas com o uso de pesticidas de baixa toxicida como último recurso. A FAO não apoia qualquer utilização de pesticidas altamente tóxicos. Dentro do grupo de pesticidas de baixo risco, os biopesticidas são considerados como a melhor opção. 

Os riscos associados ao usode pesticidas devem ser avaliados para todas as formas de vida. Asferramentas de alerta precoce, o monitoramento e a identificacao da praga no campo, permitem aos agricultores aplicar tomar decisoes precisas sobre o uso de pesticidas químicos. Treinamento sobre a utilização de pesticidas químicos é fundamental para mitigar os riscos associados a saúde humana e aos impactos sobre o meio ambiente. 

Três passos fundamentais na redução do risco dos pesticidas: 

 

  1. Reduzir a dependência em relação aos pesticidas. Determinar até que ponto os níveis atuais de utilização de pesticidas são realmente necessários. Fazer o melhor uso possível de abordagens não químicas de manejo de pragas, eliminando a utilização injustificada de pesticidas. 
  2. Seleccionar os pesticidas de baixa toxicidade . Se a utilização de pesticidas for considerada necessária, seleccionar os produtos de baixo risco para a saúde humana e o ambiente. Utilizar somente produtos registados e que sejam eficazes contra a praga ou doença. 
  3. Assegurar a utilização adequada dos produtos seleccionados tomando em conta as normas de seguranca para aplicaçao de pesticidsas.