Conferência Regional da FAO para a Europa reúne muitos entusiastas da agricultura familiar

Se a Conferência Regional da FAO para a Europa servir de indicativo, definitivamente chegou a hora de retomar a ideia da agricultura familiar como modelo de produção.

Ministros e outras autoridades dos 53 países membros da FAO na região, organizações da sociedade civil, representantes do setor privado e até jornalistas credenciados expressaram apoio caloroso ao Ano Internacional da Agricultura Familiar e seus objetivos.

Na mesa redonda ministerial, realizada no segundo dia da 29ª Conferência Regional da FAO para a Europa (Bucareste, de 2 a 4 de abril de 2014), os representantes agradeceram a FAO por colocar a questão da agricultura familiar em pauta.

Os participantes reiteraram os resultados publicados no documento de referência da FAO, observando que, para prosperar, a agricultura familiar precisa de um ambiente favorável em termos legais e de políticas, acesso a recursos naturais, como terra e água, apoio financeiro, melhor infraestrutura, treinamento e educação e oportunidades iguais para homens e mulheres.

Antes do início do debate, um grupo de organizações da sociedade civil entregou uma declaração aos membros da Conferência, ressaltando a importância da agricultura familiar em uma perspectiva econômica, sociocultural e ambiental, e convocando os governos a situarem a agricultura familiar no centro das políticas de desenvolvimento rural e agrícola. O grupo da sociedade civil ofereceu sua contribuição para o processo, oferecendo seus conhecimentos, experiência e habilidade de organizar agricultores e populações rurais.

As delegações nacionais informaram os membros da Conferência sobre um grande número de eventos nacionais, regionais e mundiais planejados para os próximos meses, todos com o objetivo de melhorar a situação da agricultura familiar. Os participantes da Conferência concordaram que a agricultura familiar é crucial para uma agricultura sustentável, a gestão dos recursos naturais e a preservação da herança cultural.

Uma interessante exposição com agricultores familiares e produtos romenos foi organizada no local da Conferência pelo Ministério da Agricultura da Romênia, aberta a todos os participantes na semana da Conferência Regional 2014. Um novo vídeo promovendo o Ano Internacional da Agricultura Familiar foi exibido continuamente durante a semana.

Veja fotos do evento.