Amplificando a voz das comunidades rurais no Ano Internacional da Agricultura Familiar

No contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014, a FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) uniram forças para lançar uma campanha de conscientização sobre a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.  A campanha tem o objetivo de informar a população rural sobre o AIAF e fazer com que sua voz seja ouvida sobre questões ligadas à agricultura familiar, por meio da mídia comunitária.  Tanto a FAO quanto a AMARC desejam engajar os agricultores familiares no ano de celebração e reconhecimento deles.

A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA FAO E DA AMARC

A campanha, que começou em janeiro de 2014, recentemente assumiu um enfoque regional.  Na fase inicial, quatro programas de áudio foram produzidos incluindo depoimentos registrados durante os Diálogos Regionais da FAO sobre agricultura familiar em 2013. Esses programas concentram-se na contribuição dos agricultores familiares para a erradicação da fome, bem como no papel da mídia comunitária na promoção de transformações sociais.  As rádios comunitárias agora podem acessar os programas em inglês, francês e espanhol, na seção sobre agricultura familiar das plataformas regionais da FAO-AMARC ComDev Asia, Onda Rural e YenKasa Africa.  Todos os programas também podem ser encontrados no website principal da AMARC e na seção de áudio e vídeo do website do AIAF.  

PARTICIPE

A FAO e a AMARC desejam expandir a campanha de agricultura familiar no âmbito regional, estimulando a participação das rádios comunitárias com o compartilhamento de suas próprias séries de rádio, e dar voz às necessidades e aspirações futuras relativas à agricultura familiar em suas regiões. As rádios estão convidadas a enviar suas produções pelo website www.wetransfer.com, indicando os seguintes endereços nos destinatários de email: comdev@fao.org e secretariat@si.amarc.org. Os programas serão amplamente divulgados pelas plataformas já mencionadas.

Até o momento, a série de rádio atraiu a participação ativa de estações de rádio comunitárias da República Democrática do Congo, Camboja, Tunísia e Colômbia, dentre outras, tendo chegado a cerca de 10 milhões de ouvintes.  As rádios  transmitiram os quatro programas e depois fizeram mesas redondas e sessões de microfone aberto sobre eles. Os programas continuarão a ser transmitidos pela ampla rede de rádios comunitárias da AMARC, garantindo que agricultores de todas as regiões tenham excelentes plataformas para levar sua voz aos quatros cantos do mundo.  

Até o final de 2014, a campanha de conscientização da FAO e da AMARC estimulará as rádios comunitárias a amplificarem a voz das comunidades rurais em cada região e a aumentarem a conscientização sobre o papel que os agricultores familiares desempenham em alimentar o mundo e cuidar da Terra.

Para obter informações adicionais, entre em contato com:

ComDev@fao.org

Secretariat@si.amarc.org

06/08/2014