Agricultura para o futuro: desenvolvendo os serviços de comunicação rural

Atualmente, vem crescendo a conscientização internacional sobre a importância de atender às necessidades de comunicação e informações das pessoas de áreas rurais e sobre o papel vital que a comunicação pode ter para capacitar suas ações.  

Nesse contexto, a FAO e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias irão organizar um Fórum sobre Comunicação para o Desenvolvimento e Mídia Comunitária para a Agricultura Familiar (FCCM), na sede da FAO, em Roma, nos dias 23 e 24 de outubro de 2014. 

O Fórum é um evento oficial do Ano Internacional da Agricultura Familiar e irá demonstrar e aumentar a conscientização sobre o papel da Comunicação para o Desenvolvimento (ComDev) como agente de inovação, bem como a participação dos agricultores familiares nas estratégias de desenvolvimento rural. O evento também irá identificar oportunidades para novos serviços de comunicação rural conforme a demanda como parte integrante das políticas de desenvolvimento agrícola e rural.

Importantes organizações de agricultores, como a La Via Campesina, o Fórum Mundial Rural, a Organização Mundial de Agricultores e outros parceiros, inclusive a Associação para a Comunicação Progressiva, o Fórum Global sobre Pesquisa Agrícola, o Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional e a BBC Media Action, dentre outros, foram convidadas a participar de um Grupo Consultivo sobre ComDev para a agricultura familiar, a fim de contribuírem com seus conhecimentos no Fórum, e assumiram o compromisso de dar prosseguimento às decisões. 

As sessões do FCCM terão um formato interativo, com apresentação de estudos de caso, painéis, debates em grupo, bem como o uso de redes sociais, cobrindo vários temas relacionados aos serviços de comunicação rural e à agricultura familiar.

As contribuições e recomendações reunidas durante o FCCM serão apresentadas no Diálogo Global sobre Agricultura Familiar, a ser realizado em Roma, na Itália, nos dias 27 e 28 de outubro de 2014. 

Participe

Por webcast e pelo twitter @FAOComdev, o público geral também poderá acompanhar os debates e contribuir com suas visões no Fórum, usando o hashtag #FCCM. Em colaboração com a Amisnet, uma agência de rádio de notícias membro da AMARC, com sede em Roma, a cobertura de rádio do evento estará disponível para todos os que desejarem aprender mais. 

Para obter informações adicionais, visite o website ComDev ou entre em contato com ComDev@fao.org

13/10/2014