Debate sobre o Dia Mundial da Alimentação: Agricultura Familiar no século XXI

O debate será realizado no dia 22 de outubro, no Auditório da National Geographic, em Washington D.C. 

No dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação no mundo todo. O tema do Dia Mundial da Alimentação este ano, “Agricultura Familiar: alimentar o mundo, cuidar da terra”, foi escolhido para pôr em evidência a agricultura familiar e os pequenos agricultores e sua significativa contribuição para erradicar a fome, garantir a segurança alimentar e proteger o meio ambiente.

Porém, as comemorações ainda não terminaram e há várias iniciativas acontecendo em muitas regiões. Em Washington D.C., a FAO, em colaboração com a National Geographic Society, está organizando o debate “Alimentar o Mundo, Cuidar da Terra: Agricultura Familiar no século XXI”.

O evento reunirá autoridades, formadores de opinião, agricultores familiares e executivos, para explorar o papel dos pequenos agricultores nos Estados Unidos e em todo o mundo. O Professor Sanjaya Rajaram, que recebeu o Prêmio Mundial de Alimentação 2014, fará o discurso de abertura.

INVESTINDO NA AGRICULTURA FAMILIAR EM TODO O MUNDO

A maioria das fazendas nos Estados Unidos é familiar, sendo responsável por um alto percentual da produção e da receita com agricultura.

Em muitos países em desenvolvimento, a agricultura é a principal atividade e fonte de renda para uma grande parte da população. O investimento em agricultura familiar apresenta um potencial considerável para o desenvolvimento econômico.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES

Começando com a declaração de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Assembleia Geral da ONU, diversas iniciativas internacionais, inclusive os Diálogos Regionais, indicam um maior reconhecimento da importante contribuição dos agricultores familiares para a segurança alimentar mundial. O Desafio Fome Zero, do Secretário-Geral da ONU, inclui uma meta específica sobre melhorar a produtividade dos agricultores familiares. A agricultura familiar também é uma prioridade na agenda nacional dos Estados Unidos, como demonstrou a recente aprovação, pelo Senado norte-americano, de uma resolução declarando 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

OBJETIVOS DO EVENTO

O objetivo deste evento é promover a conscientização do significativo papel dos agricultores familiares e pequenos agricultores para erradicar a fome e a pobreza, garantir a segurança alimentar e nutricional, melhorar os meios de subsistência, gerenciar os recursos naturais, proteger o meio ambiente e alcançar o desenvolvimento sustentável, sobretudo nas áreas rurais. Especificamente, o debate irá:

  • Promover um consenso sobre o papel da agricultura familiar em âmbitos mundial e nacional, hoje e no futuro.
  • Apresentar uma visão geral da situação atual e dos futuros desafios e oportunidades da agricultura familiar no mundo e nos Estados Unidos.
  • Oferecer uma oportunidade de trocar experiências e conhecimento sobre práticas de agricultura familiar.
  • Debater as políticas adequadas e os ambientes propícios para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

ACOMPANHE OS DEBATES COM TRANSMISSÃO AO VIVO

O evento será realizado das 12h às 15h, horário local (das 18h às 21h, horário da Europa Central), no dia 22 de outubro.

Para receber atualizações ou acompanhar o evento com transmissão ao vivo, visite o Website da FAO na América do Norte.

22/10/2014