منبر معارف الزراعة الأُسرية

União de mulheres cafeicultoras transforma as relações de gênero em MG

Grupo MOBI nasceu em 2006 dentro de uma cooperativa de agricultores familiares da cidade de Poço Fundo

O MOBI (Mulheres Organizadas Buscando Independência), é iniciativa criada em 2006 dentro de uma cooperativa de agricultores familiares a Coopfam (Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo). O Café Feminino da Coopfam é resultado do encontro e da luta de mulheres que acreditaram em seu potencial. Como na época nenhuma mulher tinha direito ao voto nas assembleias da associação, já que a tomada de decisão sobre a venda do café era concentrada na mão dos maridos, elas se reuniam separadamente para conversar sobre os temas debatidos pelos homens nos encontros da cooperativa. 

rês anos depois da criação do MOBI, Maria José Borges foi a primeira mulher a votar na Coopfam. "Na primeira assembleia onde pude votar, entrei em uma fila enorme, só de homens. Eu era a única. Pensei em chorar, mas quando olhei para o lado, elas estavam vindo em minha direção para me dar apoio. Eu nunca vou esquecer disso", conta a produtora familiar.

A participação de Maria José na assembleia inspirou mais mulheres a buscarem independência financeira. Após receberem visita de uma norte-americana, que se mostrou interessada em comprar o café produzido e administrado por elas, criaram a própria marca: o café feminino, onde são responsáveis pela maior parte dos processos, do cultivo até a venda. Hoje, o MOBI produz 30 toneladas de café feminino por ano. Desse total, 80% é exportado para os Estados Unidos. O restante é vendido no Brasil. Além de gerenciar o comércio do grão, as 30 participantes organizam cursos profissionalizantes e viagens culturais, de acordo com os interesses em comum.

Title of publication: Destak Editora S.A.
:
:
:
:
:
:
:
:
:
المؤلف: Afonso Ribeiro
:
المنظمة: Mulheres Organizadas Buscando Independência (MOBI)
منظمات أخرى: Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam).
السنة: 2019
:
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: مقال صحفي
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة