منبر معارف الزراعة الأُسرية

Participação das mulheres em espaços cooperativos

análise de questionário aplicado no I Encontro de Mulheres Rurais do Mercosul Ampliado (Unicafes-REAF-UNILA) –

Entre 17-19 de outubro de 2018 no município de Medianeira, Paraná, ocorreu o 5º Encontro da Juventude Cooperativista, 1º Encontro de Mulheres Rurais do Mercosul ampliado e o 9º Encontro Nacional e 1º Seminário Internacional de Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário, organizado pela União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) em parceria com a Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF-MERCOSUL), o Observatório Agriculturas Familiares Latino Americanas (Observatório AFLA), PPGPPD - UNILA, PPGDRSUNIOESTE e ITAIPU.

No dia 19 de outubro o evento envolveu prioritariamente o público feminino para tratar o tema do Cooperativismo e a questão de gênero. Neste dia participaram do evento 1100 mulheres de entidades ligadas à Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná e de outros Estados do Brasil, e países do Mercosul Ampliado (Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Equador), além de representantes do Peru.

Na ocasião foi aplicado um questionário, de forma aleatória, para 173 mulheres (15,7 % das participantes)1 , que responderam 22 perguntas, abertas e fechadas, para identificar a participação das mulheres nos espaços cooperativos. Tendo o propósito de obter análises comparativas entre os países participantes da REAF, as perguntas em sua maioria foram as mesmas do questionário aplicado pela Confederación Uruguaya de Entidades Cooperativas (CUDECOOP) (Cudecoop, 2017) 2 e a aplicação esteve a cargo de estudantes e professores da Universidade da Integração Latino Americana (UNILA) (Anexo 01), sendo parte de atividades da disciplina DSA0023 Organização e Movimentos Sociais Rurais, do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Na sequencia os dados foram digitalizados e trabalhados no Excel, resultando em gráficos, tabelas e quadros.

:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
المؤلف: Silvia A. Zimmermann
مؤلفين آخرين: Marcos de Oliveira Garcias, Direceu Basso
المنظمة: Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF-MERCOSUL)
منظمات أخرى: Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES)
السنة: 2019
:
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: السوق المشتركة الجنوبية (فى أمريكا اللاتينية)
النوع: وثيقة عمل
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة