منبر معارف الزراعة الأُسرية

Ecocitrus apresenta experiência bem-sucedida com insumos orgânicos no Ministério da Agricultura

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) é um exemplo porque completa toda a cadeia de produção de citros, preserva o meio ambiente e beneficia toda a sociedade. Além de agregar valor à produção de citros e demonstrar a vibilidade da agricultura familiar, produz biofertilizante gratuíto para os associados e biogás a partir dos resíduos agrossilvopastoris tratados na usina.

A Usina de Compostagem de Resíduos Agroindustriais da Ecocitrus foi construída em 1995, um ano após a fundação da cooperativa, por meio da mobilização dos agricultores, que sentiam falta de adubos orgânicos para aplicação nas lavouras. Após discussões entre os associados, surgiu a ideia de criar uma usina própria, com a intenção de construir algo positivo não somente aos agricultores, mas para toda a região do Vale do Caí.

A cooperativa também é reconhecida por praticar um modelo de gestão que prima pela construção conjunta e pelo protagonismo dos associados em todas as tomadas de decisão, recebendo visitas técnicas de todo o país para mostrar o modelo inovador que empodera agricultores e gera renda a famílias do Vale do Caí.

Title of publication: EASYCOOP
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
المنظمة: Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus)
منظمات أخرى: Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),
السنة: 2019
:
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: مقالة في مدونة إلكترونية
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة